60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

RELATO DE CASO: ENDOMETRIOSE CUTÂNEA HÁ 19 ANOS EM FERIDA OPERATÓRIA DE CESARIANA

CONTEXTO

Endometriose é definida como presença e proliferação de endométrio fora da cavidade uterina. Seu surgimento na parede abdominal é uma condição ginecológica rara, e altamente relacionada a história de cirurgia abdominal prévia, sendo o local de maior acometimento a cicatriz de cesariana. É caracterizado por sintomas como dor e sangramento cíclicos e alteração da coloração da lesão. Exames como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, podem ser utilizados como complemento ao diagnóstico feito por biópsia da lesão.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

V.S.O, 42 anos, procura atendimento em médico dermatologista no dia 14/03/2018, com queixa de lesão medial em cicatriz incisional de Pfannenstiel há pelo menos 19 anos, com presença de sangramento e dor em período menstrual. Paciente gesta dois e dois partos por via alta, último, há 19 anos. História pessoal de miomatose, diagnosticada por ultrassom transvaginal (US TVG) há três meses, além de, obesidade, hipotireoidismo e diabetes Mellitus. Nega antecedentes familiares de neoplasias e de afecções ginecológicas. Ao exame físico dermatológico encontrou-se lesão nodular de aspecto vegetante, superfície mamilonada, de forma circular com coloração eritemato-violácea de aproximadamente 1,5x1,5cm de diâmetro e consistência firme em ferida operatória de cesariana. Frente ao achado, os diagnósticos diferencias basearam-se em granuloma piogênico, tumores anexiais, melanoma, HPV e endometriose cutânea. As condutas efetuadas foram a solicitação de US parede abdominal e realização de biópsia incisional da lesão e, seu encaminhamento ao serviço de patologia. O diagnóstico final foi de endometriose cutânea. Paciente segue em acompanhamento, aguardando resultado de exames de imagem, para elucidação de invasão tecidual da lesão, e posterior definição do tamanho da margem cirúrgica de excisão.

COMENTÁRIOS

Ao observar lesões de pele, de características não usuais, o médico deve estar preparado a tomar condutas para o diagnóstico correto da afecção. A sintomatologia referida pelas pacientes com endometriose cutânea é semelhante à sintomatologia da endometriose em locais mais comuns, como em miométrio e saco de Douglas, apresentando alta resposta à estimulação hormonal, causando sangramento de caráter cíclico ao período menstrual. Frente a isso, a endometriose cutânea, em cicatriz de Pfannenstiel, apresenta-se como um diagnóstico difícil, necessitando de exames histopatológico para seu real diagnóstico

Área

GINECOLOGIA - Endometriose

Autores

NADHINE FELTRIN RONSONI, GABRIELA COSTA, KAMILLE FELTRIN RONSONI, THAMYRA MANENTI BONFANTE