60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

MORTALIDADE MATERNA ENTRE ADOLESCENTES DA REGIÃO NORTE: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

OBJETIVO

Descrever o índice de mortalidade materna na adolescência, da Região Norte, entre os anos de 2016 e 2020.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo retrospectivo, de natureza descritiva e caráter quantitativo, elaborado com dados secundários, utilizando o DATASUS como base de dados. Em acordo com a Resolução 510\2016 e nos termos da Lei 12.527\2011, que exclui a necessidade de submissão e aprovação do Comitê de ética em Pesquisa (CEP) para estudo desta natureza. As variáveis pesquisadas foram: taxa total por ano, comparação entre a região Norte e demais Regiões do Brasil. Os dados obtidos foram submetidos a análise estatística no Programa EPI INFO e realizado o teste do Q-quadrado e o Teste de Fisher.

RESULTADOS

Em 2016, a região Norte respondia por 22,4% das mortes maternas de adolescentes no Brasil. Em 2017 esse percentual caiu para 18,3%, mas infelizmente em 2018 observamos um novo aumento para 24,3% das mortes maternas entre adolescentes do país. Já em 2019 esse percentual foi para 20,4%, subindo em 2020 para 25,8%. Observamos na análise desses cinco anos que em apenas um deles houve redução mais significativa no percentual, mas ainda assim, correspondendo a pelo menos um quinto das mortes entre adolescentes gestantes no Brasil. As complicações obstétricas são um dos principais fatores responsáveis pela morbidade e óbito de gestantes em nosso país. Embora, muitas causas sejam evitáveis, o acesso a medidas preventivas e de saúde reprodutiva, bem como a um pré-natal de qualidade, ainda é muito desigual na região Norte.

CONCLUSÕES

A dificuldade na redução do número de mortes maternas, especialmente entre adolescentes, evidencia a necessidade de melhorias na qualidade da assistência prestada durante a gravidez, parto e puerpério. Vale destacar ainda a importância de ações educativas com adolescentes, envolvendo temáticas essenciais nessa fase da vida como por exemplo, educação sexual.

Área

OBSTETRÍCIA - Atenção Primária

Autores

PATRICIA LEITE BRITO, BRUNA BORGES SANTOS, TAMARA VILELA BUENO, GUILIA CRISOSTÓMO FEITOSA CARVALHO, KAROLINE HELENA RIBEIRO GOMES, BÁRBARA VASCONCELOS SANTOS, YASMIN SILVA QUEIROZ