60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS NOTIFICADOS DE SÍFILIS CONGÊNITA NO ESTADO DO TOCANTINS DE 2010 À 2020

OBJETIVO

Avaliar o perfil epidemiológico dos casos notificados de Sífilis Congênita no estado do Tocantins de 2010 a 2020.

MÉTODOS

Foi realizado um estudo epidemiológico retrospectivo, descritivo com dados secundários a respeito dos casos de Sífilis Congênita notificados no estado do Tocantins, no período de 2010 a 2020. Os dados foram coletados através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) presente no DATASUS.

RESULTADOS

Foram registrados 2.049 casos de Sífilis Congênita no Tocantins durante o período da análise. Notou-se um aumento significativo das notificações entre o começo e o final do estudo. Em 2020 foram registrados 214 casos, um aumento de 214% em relação ao ano de 2010 que somou apenas 68. O diagnóstico foi realizado predominantemente até o 6° dia de vida, sendo mais frequentes em pardos, na zona urbana, com Sífilis Congênita recente e 91,7% com desfecho favorável. Foram registrados 28 óbitos em decorrência do agravo. Em relação ao perfil materno a maioria possui baixa escolaridade, 90% relataram a realização de pré-natal, 38,3% só foram diagnosticadas no momento do parto e em 70% dos casos não foi realizado nenhum tratamento nos parceiros.

CONCLUSÕES

A sífilis congênita teve um aumento significativo tanto a nível estadual quanto a nível nacional durante o período do estudo ano a ano e permanece sendo um entrave na saúde pública. Tal problemática urge pela necessidade da otimização das políticas públicas relacionadas às infecções sexualmente transmissíveis. Portanto, torna-se essencial a adoção de medidas nesse contexto para que se tenha uma redução ou mesmo a extinção de casos futuramente, otimizando as estatísticas relacionadas ao binômio mãe-bebê.

Área

GINECOLOGIA - Doenças Sexualmente Transmissíveis

Autores

Luis Felipe Mariano Silva, Elaine de Almeida Lustosa, Ana Clara Ribeiro dos Santos, Eduardo Couto Nunes dos Santos, Dirce Naomi Okatani Tinen, Aline Ferreira Borges, Gabriel Da Silva Mariano, Isabela Couto Nunes