Dados do Trabalho
TÍTULO
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS.
OBJETIVO
Avaliar o nível de conhecimento de acadêmicos de medicina das universidades
públicas de Manaus/AM sobre as IST e de suas medidas preventivas.
MÉTODOS
Trata-se de um estudo transversal, exploratório e descritivo, de caráter quantitativo, realizado com acadêmicos do curso de Medicina das Universidades Públicas (Estadual e Federal) do Amazonas, no período de Agosto de 2021 a Abril de 2022, submetida e aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa, com número do CAAE 45672921.3.0000.5020. Foi desenvolvido um questionário na Plataforma de formulários do GOOGLE e encaminhados para os grupos de alunos das universidades participantes. Para avaliação do conhecimento dos
estudantes, definiu-se o valor de 1 ponto para cada pergunta, totalizando 24 pontos. Sendo assim, caracterizou-se o nível de conhecimento em elevado (17,93 / 24 pontos), mediano (19/24 pontos) e baixo (10- 24 pontos). Os resultados foram inseridos no programa Excell para construção de gráficos e tabelas, para melhor interpretação e visualização.
RESULTADOS
Observou-se que A faixa etária média média dos estudantes é 20-24 anos (61%), sendo 50.8% do sexo
masculino e 49.2% do feminino. Dos alunos participantes, 74.6% são alunos da Universidade Federal do Amazonas
(UFAM) e 15 (25.4%) da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Os alunos estavam regularmente matriculados nos seguintes períodos: 4º (30.5%), 5º (15.3%) e 7º (13.6%). A maioria dos participantes detém conhecimento adequado (acima da média) a respeito das infecções sexualmente transmissíveis e de sua prevenção, pois responderam as perguntas de forma correta.
CONCLUSÕES
O estudante do curso de Medicina de Universidades Pública, deve ser preparado de forma adequada para o conhecimento e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Nosso estudo, demonstrou que o aprendizado e a busca de conhecimento são ferramentas importantes para a diminuição da contaminação e controle das ISTs, e que os alunos são parte integrante desse processo, pois a partir dos próprios conhecimentos adquiridos e vivência de prevenção serão capazes de difundir entre o público estudantil, seus parceiros e a comunidade na qual estão inseridos, contribuindo para a diminuição das taxas das doenças e suas complicações.
Área
GINECOLOGIA - Ensino, Treinamento, Avaliação
Autores
PATRÍCIA LEITE BRITO, ANNY KAROLINNY FERREIRA DA SILVA, ANGELA SANTOS VERAS DE SOUZA, ALGENOR MARIA DA COSTA TEIXEIRA NETO, ALANA NOGUEIRA DA SILVA