Dados do Trabalho
TÍTULO
PERFIL IMUNOHISTOQUÍMICO DO CÂNCER DE MAMA ESTRATIFICADO POR IDADE EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL
OBJETIVO
O câncer de mama é a neoplasia mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Os estudos genéticos e dos microarranjos de DNA e suas proteínas permitiram correlacionar os padrões de expressão gênica de cada tipo de câncer em diferentes mulheres, associá-los a fatores prognósticos e verificar a evolução clínica e a resposta terapêutica. Vários fatores de risco para o câncer de mama já foram identificados, inclusive a faixa etária, cuja incidência aumenta a partir dos 65 anos. Mulheres mais velhas são mais propensas a terem tumores receptores de estrogênio (ER) positivos e receptores de progesterona (RP) e, HER2 negativos, associados com melhores resultados. Em contrapartida, pacientes mais jovens com câncer de mama triplo negativo e HER2 positivo estão associados a sobrevida reduzida e prognóstico ruim. Objetivamos avaliar perfis imunohistoquímicos estratificados por faixa etária em pacientes com câncer de mama em um hospital público do Distrito Federal.
MÉTODOS
Estudo transversal e retrospectivo por meio da análise de 138 prontuários eletrônicos da plataforma TrakCare® de mulheres com câncer de mama, tipo histológico conhecido, imunohistoquímica para determinação do subtipo molecular e idade ao diagnóstico, entre janeiro de 2015 e dezembro de 2020, no setor de Mastologia de um Hospital do Sistema Único de Saúde do Distrito Federal. Foram analisados
estatisticamente pelo SPSS/IBM, em frequência absoluta, percentual e teste qui-quadrado. Aprovado pelo CEP-CAAE 53068321500005553.
RESULTADOS
A idade média das mulheres no diagnóstico foi de 51,5 anos, (extremos de 17 e 86 anos). O subtipo molecular mais comum foi o luminal B, 65 casos( 47,1%), e idade média de 51,5 anos, entre 17 e 86 anos. O subtipo Luminal A com 41 casos( 29%), foi o segundo mais observado, e idade média de 50,5 anos, entre 24 e 77 anos. Triplo Negativo foi registrado em 21 dos casos(15,2%), e a idade média de 53,5 anos, entre 27 e 80 anos. O subtipo menos observado foi a superexpressão de HER2, com 11 casos, (7,9%), com idade média de 51 anos, entre 40 e 62 anos.
CONCLUSÕES
O subtipo molecular mais prevalente nesta amostra foi o luminal B, corroborando outros estudos realizados na população brasileira e divergindo da literatura internacional, na qual é o subtipo luminal A. Não apresentaram diferença significativa em relação ao tipo histológico e à idade. O conhecimento epidemiológico pode melhorar o tratamento e a resposta terapêutica das pacientes e,consequentemente, a sobrevida de mulheres com câncer de mama.
Área
GINECOLOGIA - Mastologia
Autores
Rosana Zabulon Feijó Belluco, Melissa de Andrade Baqueiro, Carolina Gaze Gonçalves Fontenele Gomes, Paola de Freitas Oliveira, Júllia Eduarda Feijó Belluco, Vitória Vasconcelos de Lara Resende, Paulo Eduardo Silva Belluco, Carmelia Matos Santiago Reis