60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Complicações da endometriose na gravidez: uma revisão sistemática

OBJETIVO

Avaliar a partir da revisão sistemática complicações obstétricas em pacientes com endometriose.

FONTE DE DADOS

Revisão sistemática, realizada em 01 de agosto de 2022. Buscou-se, nas bases de dados Pubmed, Lilacs e Scielo, os termos de indexação “endometriosis”, “pregnancy complications”, com operador booleano “and”. Foram excluídos relatos de casos, documentos e livros; limitando apenas os artigos dos últimos 5 anos.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Foram encontrados 104 trabalhos científicos, selecionando 6 artigos, incluindo texto gratuito, revisões sistemáticas, meta análise e ensaios clínicos aleatorizados, sem restrição de idiomas.

COLETA DE DADOS

Metodologia de seleção e análise dos dados preconizada pela Pubmed, segundo a qual dois revisores selecionaram, extraíram dados e verificaram a existência de consenso entre a qualidade metodológica dos estudos, de maneira independente, com o objetivo de evitar vieses.

SÍNTESE DE DADOS

Não houve discordância entre os dois revisores quanto à extração dos dados. Foram encontrados dados que demonstram o aumento de parto prematuro, aborto espontâneo, diabetes mellitus gestacional e distúrbios hipertensivos na gravidez em pacientes com endometriose. Um estudo comparou mulheres com e sem endometriose, em que a chance de uma mulher com endometriose ter um aborto espontâneo era de 19,3% enquanto uma mulher sem endometriose é de 12,3%. Em outro artigo, foi visto que mulheres com endometriose possuem um risco maior de 30% de ter distúrbios hipertensivos na gestação e 35% de ter diabetes gestacional. Além disso, em um estudo com 145 pacientes afetadas pela endometriose, 20% entraram em trabalho de parto prematuramente. Entretanto, apesar do tratamento prevenir diversas complicações da endometriose, na gestação foi demonstrado que em 82.793 mulheres dinamarquesas os resultados adversos da gravidez permaneceram o mesmo naquelas que receberam e nas que não receberam o tratamento.

CONCLUSÕES

A partir dos estudos analisados, conclui-se que há uma chance maior de mulheres com endometriose apresentarem algumas complicações ao longo da gestação, ocasionando um risco de maior gravidade para a gestante e o feto. Devido a isso, é importante um cuidado mais eficiente e atencioso com a paciente para evitar desfechos adversos.

Área

GINECOLOGIA - Endometriose

Autores

Alana Anjos da Rocha, Victória Silveira Abril, Nathalia Costa Macedo Noronha, Carmem Isaura Salles do Nascimento, Rafaela Britto Resende, Brenda Gomes Nogueira, Francisco Richard Nixon de Macedo