Dados do Trabalho
TÍTULO
IMPACTO DAS ORIENTAÇÕES RECEBIDAS SOBRE AMAMENTAÇÃO NO PRÉ-NATAL E SEUS DESFECHOS NO PÓS-NATAL
OBJETIVO
Observar os possíveis impactos causados pelas das orientações realizadas por profissionais da saúde a respeito da amamentação durante o pré-natal a partir do ponderamento entre vantagens e dificuldades do aleitamento materno no pós-natal imediato.
MÉTODOS
Pesquisa observacional e transversal, por meio de questionário aplicado em 350 puérperas em um Hospital e Maternidade do Paraná - entre outubro de 2020 e junho de 2021. Os critérios de exclusão foram menores de 16 anos e puérperas com natimortos. Os resultados de idade das participantes e tempo gestacional do nascimento dos seus filhos foram descritos por: 1) média; 2) desvio padrão; 3) valor mínimo e máximo. Todas as demais variáveis categóricas foram descritas por frequência e percentual. Projeto aprovado no CEP (CAAE: 29677020.9.0000.0020).
RESULTADOS
A análise demonstra que há associação significativa entre o recebimento de orientações sobre o aleitamento e a compreensão das vantagens do aleitamento materno para a mãe (p < 0,05). Em relação ao entendimento das vantagens para o bebê, a pesquisa demonstrou que não há relação entre o recebimento de orientações e o conhecimento de alguma vantagem (p=1). Entretanto, ao serem questionadas sobre as vantagens específicas (melhora da função gastrointestinal, estímulo do sistema imunológico, crescimento e desenvolvimento saudável e menores índices de doenças crônicas), a proporção é significativamente maior no grupo de puérperas que receberam orientação no pré-natal (p < 0,05). Por fim, o trabalho demonstrou que há associação significativa entre ter recebido orientação médica no pré-natal e a compreensão sobre as dificuldades do aleitamento materno, como superá-las e formas de prevenir traumas mamilares (p=0,005).
CONCLUSÕES
Os resultados trazidos na análise demonstram que as orientações sobre amamentação recebidas pelas puérperas durante o pré-natal interferem positivamente na compreensão em relação às vantagens do aleitamento para a mãe e para o bebê. Também reduzem as dificuldades de entendimento e, dessa forma, a introdução a amamentação se torna mais acessível e descomplicada.
Área
OBSTETRÍCIA - Amamentação
Autores
Sheldon Rodrigo Botogoski, Gabriella Durski Dal Pozzo, Giovana Zonkowski Luz , Giovanna Mocellin, Helena Sippel Galiano, Laura Leite Wiezbicki