60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

PERFIL DE GESTANTES COM DIABETES PRÉ-GESTACIONAL ATENDIDAS EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA DE SALVADOR-BA

OBJETIVO

Descrever o perfil epidemiológico de gestantes com diabetes mellitus (DM) pré-gestacional assistidas em uma maternidade pública de referência em Salvador-BA.

MÉTODOS

Estudo observacional, descritivo, retrospectivo, realizado em uma maternidade de referência na cidade de Salvador-BA. Neste estudo inclui-se a análise de prontuários de gestantes com DM pré-gestacional e foram excluídos prontuários de gestantes com Hipertensão Arterial Crônica. Foram analisadas as variáveis: faixa etária, etnia, grau de instrução, índice de massa corpórea (IMC), número de gestações prévias, número de consultas de pré-natal e tipo de DM. Essa pesquisa foi previamente submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o CAAE 44139421.9.0000.5032.

RESULTADOS

Dentre os 360 prontuários revisados, apenas 51 destes apresentaram os critérios de inclusão para o presente estudo. Destas, 49,0% possuíam faixa etária entre 20 a 31 anos, correspondendo a maior frequência, 43,1% compreendiam entre 35-49 anos e 7,8% entre 15-19 anos. No que concerne à variável etnia, prevaleceram as gestantes pardas (47,1%), seguidas da preta (45,1%) e branca (7,8%). Quanto ao grau de instrução observou-se uma maioria com ensino médio completo (64,7%), seguido de ensino fundamental (29,4%) e por último o ensino superior (5,9%). No cenário clínico que se refere ao IMC, a maioria apresentava sobrepeso (45,1%), continuamente com IMC de obesidade (37,3%), peso normal (15,7%) e baixo peso (2,0%). Na categoria número de gestações prévias o maior percentual foi de gestantes multigestas com 72,5% e 27,5% eram primigestas. No contexto de número de consultas de pré-natal na gestação atual, 70,6% das gestantes tiveram seis ou mais consultas, ao passo que 21,6% tiveram menos de seis consultas e não foi encontrada essa informação em 7,8% dos prontuários elegíveis. A frequência do DM tipo 1 e 2 foi de, respectivamente, 37,3% e 62,7%.

CONCLUSÕES

O perfil das mulheres assistidas com DM pré-gestacional se apresenta como a maioria sendo portadoras de DM tipo 2, bem como uma faixa etária entre 20 a 31 anos. Constatou-se que dentre os resultados analisados prevaleceram as gestantes com sobrepeso, ensino médio completo, cor parda e multigestas. Desse modo, conhecer melhor o perfil epidemiológico das gestantes com DM pré-gestacional por meio de estímulo a novas pesquisas, proporcionará um cuidado mais criterioso e preventivo para esse grupo.

Área

OBSTETRÍCIA - Gestação de alto risco

Autores

Júlia Galvão Azevedo Alves, Gabriel Soares Miranda, Daniele Brustolim, Licemary Guimarães Lessa