60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Análise de crianças do sexo feminino vítimas de violência sexual atendidas em serviço de referência

OBJETIVO

Descrever o perfil clínico-epidemiológico de meninas de até 12 anos incompletos vítimas de violência sexual (VS) assistidas em serviço de referência em violência sexual.

MÉTODOS

Estudo de coorte retrospectiva com dados de crianças do sexo feminino de até 12 anos incompletos atendidas entre 2010 e 2014 em serviço especializado na assistência a pessoas em situação de violência sexual, em um Hospital Universitário em Vitória, Espírito Santo. As variáveis foram informações demográficas, clínicas e laboratoriais, extraídas das fichas de notificação e prontuários médico e multidisciplinar utilizados no serviço. O estudo possui aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa, com número do CAAE 70601317.0.0000.5071.

RESULTADOS

Foram incluídas 63 pacientes, a média de idade foi 5,9 anos (desvio padrão 2,69), nenhuma delas teve atividade sexual previamente ao episódio de VS e 82,5% dos crimes ocorreram na zona urbana. A maioria das vítimas procurou o serviço estudado via demanda espontânea (38,0%), enquanto o restante delas foi encaminhada de varas especializadas (34,9%) ou da delegacia policial (26,9%), sendo que na maior parte dos casos houve recorrência (68,2%). O principal tipo de VS foram atos libidinosos com conjunção carnal incompleta (47,6%), sendo praticada por autor único (90,4%), na maioria dos episódios por familiar da vítima (82,5%). Apenas 3,1% receberam profilaxia para infecções sexualmente transmissíveis e nenhuma paciente atendida engravidou após a VS. Foi realizado Boletim de Ocorrência em 65,0% dos crimes, com prisão do agressor apenas em 7,9% deles.

CONCLUSÕES

É de suma importância a atenção das redes de ensino, saúde e segurança pública ao problema da VS na infância, sendo essenciais medidas públicas de prevenção e combate à VS e de implementação da atuação multidisciplinar na assistência aos casos.

Área

GINECOLOGIA - Infância e Adolescência

Autores

Izabella Cardoso Lara, Jacob Henrique da Silva Klippel, Gustavo Ribeiro Lima, Chiara Musso Ribeiro de Oliveira Souza, Angelica Espinosa Barbosa Miranda, Neide Aparecida Tosato Boldrini