60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Oncofertilidade :o que as mídias sociais e o Google tem a dizer?

OBJETIVO

1.Determinar a prevalência, autoria e tipos de informações relacionadas a fertilidade e câncer compartilhadas no Instagram no Brasil usando hashtags e análise de conteúdo do post conforme o autor: profissional de saúde (PS) versus leigo (LG). 2. Identificar as tendências de pesquisa no Google utilizando os termos “oncofertilidade”, “fertilidade e câncer”, “câncer de mama e gravidez”, “gravidez e câncer”, “preservação da fertilidade e câncer” nos últimos 5 anos no Brasil.

MÉTODOS

Quatro hashtags foram escolhidas de acordo com o Tagsfinder (https://www.tagsfinder.com/): #canceregravidez #congelamentodeovulos, #oncofertilidade e #preservacaodefertilidade. Uma nova conta no Instagram, @resmedgob, foi criada a com o único objetivo de avaliar as hashtags. A análise de conteúdo e autoria (profissional de saúde (PS) ou leigo (LG)) foi realizada em fevereiro e março de 2021, nas 20 postagens mais recentes. Postagens com mais de 20 comentários foram analisados para determinar os tópicos que prevaleceram nessas interações.Critérios de exclusão: postagens contendo vídeo ou repostagem de outra conta e postagens comerciais. A busca no Google Trends (https://trends.google.com/trends) no Brasil foi realizada usando os termos acima definidos. Foram coletados os resultados totais do Google, em seguida foram categorizados, e conectados a um tópico. .Não houve necessidade de submissão ao Comitê de Ética conforme a Resolução 510 de 07/04/2016.

RESULTADOS

68 postagens foram recuperadas e analisadas: os PS foram reponsáveis por 77,5% (n=62) e os LG por 22,5% (n=18). A análise de cada hashtag para autoria ( PSxLG) revelaram: #canceregravidez (6x14); #oncofertilidade (18x2); #preservacaodefertilidade somente PS (n=20) e #congelamentodeovulos (18x2).Dentre os PS, a maioria eram médicos (n = 52; 65,0%), clínicas de fertilidade (n = 7; 8,75%), psicólogos (n = 2; 2,5%) e biomédico (n = 1; 1,25%). Em relação ao conteúdo, a maioria era educacional (55%), seguida de experiência do paciente (15%), emocional (12,5%), apoio (11,2%) e enfrentamento (6,2%). Somente o termo “gravidez e câncer” despertou interesse no Google; para os demais termos pesquisados não havia dados suficientes para serem exibidos, indicando ausência de interesse sobre o tema.

CONCLUSÕES

O Instagram e o Google são meios importantes na educação sobre saúde mas os termos relacionados à oncofertilidade despertam pouco interesse. No Instagram, os PS concentram-se na educação e usam hashtags técnicas, enquanto os LP focam nos aspectos emocionais.

Área

GINECOLOGIA - Reprodução Humana

Autores

MÁRCIA MENDONÇA CARNEIRO, Marcela Lima Mussi, Marisa Mendonça Carneiro