60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

SÍNDROME DE OHVIRA – A FALTA DE DIAGNÓSTICO PRECOCE: UM RELATO DE CASO

CONTEXTO

A Síndrome de OHVIRA (Obstrução de hemivagina e agenesia renal ipsilateral), também conhecida como Sindrome de Herlyn Werner-Wunderlich, é decorrente de uma má formação mulleriana, sendo esta considerada rara. Relato de caso a seguir, devidamente aprovado pela Comissão de Ética em Pesquisa, através do CAAE: 47208921.6.0000.5300.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente feminina, MCV, 47 anos, admitida na emergência com queixa de dor abdominal persistente há 3 meses, e piora importante na última semana, além de comprometimento das atividades laborais sem melhora após analgesia.
Afirmou histórico de menarca aos 18 anos, ciclos menstruais irregulares e dismenorreia. Durante a menacme orientada ao uso de anticoncepcional oral de forma contínua, induzindo a amenorreia. Interrompeu o seu uso aos 29 anos para gestar.
Relatou, não ter apresentado dificuldade para engravidar, sendo orientada durante a gestação sobre possível “útero infantil”, evoluindo para cesárea a termo. Não houve seguimento posterior.
Na emergência, foi reconhecido o diagnóstico por meio de ultrassonografia endovaginal e abdominal, em que foram descritos: útero com duas cavidades endometriais, possível útero bicorno, e outro hemi-útero em fundo cego, presença de hematocolpo, e rim único a esquerda.
Indicada cirurgia ginecológica e confirmação diagnóstica durante o intra-operatório de histerectomia subtotal (de ambos os úteros com preservação de colo único) e anexectomia a esquerda de útero não rudimentar. Período pós-operatório apresentou evolução clínica favorável com remissão da queixa inicial.

COMENTÁRIOS

A síndrome OHVIRA deve ser considerada entre os diagnósticos diferenciais e possível linha de seguimento em mulheres jovens com história de disfunção do ciclo menstrual, dor pélvica crônica, anomalias renais e sintomas de abdome agudo. Neste caso, identificada através de exame ultrassonográfico, método acessível e amplamente disponível para diagnóstico complementar.

Área

GINECOLOGIA - Endocrinologia Ginecológica

Autores

Ariane Velasco Machado, Leanara Amaro Rocha, Ivanir Karina Noia, Luana Caroline Gonçalves Barbosa, Jason Silva Junior, Ivanice Fernandes Barcellos Gemelli