60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

GRAVIDEZ ECTÓPICA EM CICATRIZ DE CESÁREA E O MANEJO COM METOTREXATO: RELATO DE CASO

CONTEXTO

A implantação da gestação em cicatriz de cesárea é considerada a apresentação mais rara de gravidez ectópica, responsável por grave morbimortalidade, pelo risco de ruptura uterina e hemorragia subsequente. Relatamos um caso que foi tratado conservadoramente com sucesso. Aprovado pelo Comitê de Ética, CAAE 52415521.6.0000.8069.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente 29 anos, branca, casada, G4P2CA1, amenorreia de 10,3 semanas, atendida na urgência de uma maternidade pública de João Pessoa/PB com queixa de cólica de leve intensidade, sem sangramento ativo. Ao exame físico, estável hemodinamicamente, abdome flácido, depressível, discretamente doloroso no hipogástrio e descompressão brusca não dolorosa, exame especular sem alterações, ao toque vaginal colo impérvio. Na oportunidade apresentou dois resultados de ultrassonografia transvaginal que evidenciavam em topografia de cicatriz de cesárea, imagem cística, contornos irregulares, paredes espessadas, medindo 2,7 x 2,2 cm, com fluxo doppler na periferia, eco endometrial bem delimitado, medindo 3,6 cm, sem alterações. E dosagens de bHCG, com títulos em queda (17.650; 4.932,0 e 4.004,0mUI/mL). Após avaliação dos critérios de elegibilidade, a paciente foi encaminhada ao serviço de oncologia clínica, para administração de Metotrexato 500 mg/20 ml na dose de 68mg intramuscular. Posteriormente foi acompanhada ambulatorialmente, as dosagens do bHCG, se mostraram em queda até negativar (1.695,0; 1.071,0; 153,9; 31,0; 16,1 e < 1,0 mUI/mL). A ultrassonografia transvaginal foi repetida, que mostrou útero de forma típica, limites precisos e contornos regulares, exceto pela presença de pequena área anecoica na parede anterior no local da cicatriz de histerotomia. Ao Doppler não se observa fluxo. O miométrio com ecotextura habitual. Eco endometrial regular, bem delimitado, 4,9 mm de espessura, cavidade uterina sem alterações. No momento, paciente sem queixas, com ciclos menstruais regulares, intervalo de 28 dias, uso de anticoncepcional oral combinado para ação contraceptiva e orientada para a necessidade de realizar ultrassonografia precoce em gestação futura.

COMENTÁRIOS

Durante a execução da ultrassonografia do primeiro trimestre, o diagnóstico de gestação em cicatriz de histerotomia em pacientes com história prévia de partos cesáreos, deve ser aventado. Quando diagnosticado precocemente, permite a administração de Metotrexato, sendo esta terapêutica uma opção para pacientes estáveis hemodinamicamente que manifestam o desejo reprodutivo.

Área

OBSTETRÍCIA - Gestação de alto risco

Autores

Viviane Maria Bezerra Cavalcanti Lins, Afia Regina Silva Gouveia, Débora Melo Sarmento Rodrigues, Marília Clara Barbosa Silva Simões, Júlia Melo Nunes, Raquel Veloso Nascimento, Ana Elisabete Dutra Ribeiro Cavalcanti, Tatiana Viana Fragoso Vieira