60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Mioma de Vulva: Relato de caso

CONTEXTO

Os miomas vulvares são incomuns e devem ser distinguidos de fibromas vulvares e outras lesões malignas da vulva. O diagnóstico diferencial também deve incluir cisto de Bartholin e abscesso no local da glândula. Sua fisiopatologia é incerta e os exames de imagem como o ultrassom transvaginal e a ressonância magnética podem auxiliar na diferenciação entre leiomioma e leiomiosarcoma. O tratamento de escolha é a excisão cirúrgica. Descreveremos um caso de Mioma em região vulvar aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa no serviço de residência médica do Hospital Municipal e Maternidade Amador Aguiar, registrado sob o número 24/22 do CAAE.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente feminina, 64 anos, moradora de casa de repouso, virgo, menopausa aos 50 anos, portadora de esquizofrenia e doença de Alzheimer, com sequelas cognitivas e motoras. Foi encaminhada ao Serviço de Pronto Socorro da Maternidade Amador Aguiar em Abril de 2022 por nodulação em região vulvar esquerda há 1 ano. Ao exame físico foi observado nódulo indolor endurecido em vulva esquerda de aproximadamente 6 cm, ausência de sinais flogísticos e linfonodomegalias. Optado por biópsia de lesão vulvar com resultado anatomopatológico de lesão fusocelular de baixo grau nuclear com exame imunohistoquímico positivo para actina de musculo liso (1a4) e actina músculo específica (hhf35), favorecendo leiomioma. Optado por miomectomia, procedimento sem intercorrências com resolução do quadro.

COMENTÁRIOS

Este relato de caso vem nos relembrar dos diagnósticos diferenciais nos tumores vulvares para tomada de conduta clínica-ginecológica mais adequada para cada caso.

Área

GINECOLOGIA - Cirurgia Ginecológica

Autores

Nicolle Kayse Ferreira Araujo, Julia Falchetti Silva, Paula Yoshida, Camila Caroline Leite Bezerra, Sergio Estevam Picinini, Alberto Souza Cotrim Filho, Sandra Dircinha Teixeira de Araujo Moraes