60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Características do uso de aplicativos de monitorização do ciclo menstrual

OBJETIVO

Avaliar a frequência e experiência de mulheres brasileiras no uso de aplicativos de monitorização do ciclo menstrual.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo de caráter descritivo, transversal, com análise quantitativa dos dados de mulheres brasileiras, com 18 anos ou mais, que estavam em uso de aplicativos de ciclo menstrual. Essas mulheres eram convidadas a preencher um questionário online, no qual concordavam com a participação na pesquisa através da assinatura de um termo de consentimento. Foram excluídas mulheres em uso de dispositivo intrauterino, implante de progesterona e contraceptivo injetável de progesterona. As variáveis de interesse foram qual aplicativo usado, como soube do aplicativo, motivação para o uso, ferramentas utilizadas, duração e frequência do uso. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Universidade Federal de Sergipe, com número do CAAE 11627819.9.0000.5546.

RESULTADOS

Das 1.160 mulheres incluídas no estudo, 98,6% tinham smartphone e a maioria (71,2%) usava algum aplicativo de monitoramento do ciclo menstrual. Das que não utilizavam aplicativo, 83,5% conheciam ou já ouviram falar. Dentre as participantes que usavam, 31,1% fazia uso do aplicativo Flo, 25,8% My Calendar e 24,9% usaram Clue. Quanto à motivação para o uso, 94,3% foi para acompanhamento do ciclo menstrual, 49,5% para evitar gravidez e 1,5% para planejamento de gravidez. Além da monitorização do ciclo menstrual, 78,2% utilizaram também para monitoramento de sintomas pré-menstruais, 51,6% para acompanhamento do humor, 23,2% para áreas educacionais, 20,8% para lembrar do anticoncepcional e 15,3% para controle de peso. Com relação à duração e frequência do uso do aplicativo, 46,9% usavam o aplicativo há mais de 2 anos e 42,4% acessavam 1 a 3 vezes por mês. Entre as usuárias, 33,9% tomaram conhecimento dos aplicativos por meio de amigos ou familiares, 32,1% por meio de redes sociais, 9,2% por meio de consultas médicas e 1,2% por meio de profissionais de saúde.

CONCLUSÕES

Verificou-se, assim, que a maioria das mulheres utilizam aplicativos, principalmente o Flo para monitoramento do ciclo menstrual, com o intuito de acompanhar o ciclo e monitorizar os sintomas pré-menstruais.

Área

GINECOLOGIA - Multidisciplinar

Autores

Amanda Silvestre Santos Gonçalves, Daniela Siqueira Prado, Lucas Menezes Silva, Lara Benario de Lisboa Santos, Anne Caroline Costa de Andrade Oliveira, João Eduardo Andrade Tavares de Aguiar, Thais Serafim Leite de Barros Silva, Júlia Maria Gonçalves Dias