60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Conhecimento sobre sexualidade entre adolescentes de uma escola pública no Ceará

OBJETIVO

Avaliar o conhecimento sobre sexualidade entre adolescentes de uma escola pública.

MÉTODOS

Estudo transversal observacional realizado com estudantes da terceira série do ensino médio de uma escola pública em Fortaleza, Ceará. Aplicou-se o Questionário de Conhecimentos sobre Sexualidade (QCS), que contém 25 questões de resposta dicotômica (verdadeiro ou falso) e é organizado em seis dimensões: primeira relação sexual e preocupações sexuais; sexualidade e prazer sexual; contracepção e práticas sexuais seguras; prevenção da gravidez; infeções sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS e aconselhamento e atendimento em saúde sexual e reprodutiva. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa e todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

RESULTADOS

Participaram do estudo 34 estudantes com idades entre 16 e 19 anos, 13 (38,24%) do sexo feminino e 21 (61,76%) do sexo masculino. A única questão com 100% de acertos tratava sobre os cuidados necessários antes da colocação do preservativo, na qual todos os estudantes marcaram a opção que afirmava que antes da colocação do preservativo deve-se verificar sempre o estado de conservação da embalagem, a validade e o controle de qualidade, enquanto o item com mais respostas erradas (97,1%) afirmava que quase todos os jovens têm relações sexuais antes dos 18 anos. Ademais, das sete questões que continham HIV/AIDS explicitamente em seus enunciados, cinco obtiveram índices de acerto baixos e abordavam: prevenção combinada contra o HIV (15,2%); janela imunológica do HIV (32,3%); diferença entre HIV e AIDS (51,6%); transmissão do HIV pelo beijo (54,5%) e transmissão do HIV por sexo anal de um homem para uma mulher (69,7%).

CONCLUSÕES

Tendo em vista os resultados destacados, sobretudo no que tange ao tema HIV/AIDS, torna-se explícita o déficit no que concerne a educação sexual dos jovens na escola pública estudada e a importância de intervenções que tenham o objetivo de contribuir para a formação de tal público sobre essa temática.

Área

GINECOLOGIA - Doenças Sexualmente Transmissíveis

Autores

Camila Silveira Marques, Maria Victória Ferraz, Luisa Rolim Miranda, Gabriel Marcos Leônidas, Silvia Renata Duarte Sobreira, Ingrid Barbosa Lopes, Larissa Rodrigues Melo, Andreisa Paiva Monteiro Bilhar