60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIAÇÃO DOS FATORES DE RISCOS PARA PRÉ-ECLAMPSIA EM PUERPERAS E O USO DE MEDIDAS PREVENTIVAS.

OBJETIVO

Os distúrbios hipertensivos são a segunda principal causa de morte materna no mundo e a primeira causa de morte materna no Brasil. Dentre eles, a pré-eclampsia e suas complicações apresentam grande impacto na morbimortalidade materna no Brasil. Existem diversas formas propostas na literatura para identificação de risco para pré-eclampsia sendo as principais: (a) avaliação de fatores de riscos; (b) marcadores bioquímicos; (c) avaliação de índice de pulsatilidade de artéria umbilical em primeiro trimestre; (d) avaliação por modelos matemáticos. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é avaliar o correto uso do ácido acetilsalicílico em gestantes com indicação à profilaxia de pré-eclâmpsia.

MÉTODOS

Estudo longitudinal, retrospectivo, onde foi aplicado questionário para identificar pacientes com fatores de risco para pré-eclampsia, identificar se houve prescrição de AAS e quando a paciente apresentou contato com os serviços de pré-natal de risco-habitual e de alto risco. Trabalho aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 52475621.4.0000.5138).

RESULTADOS

Dentre todas as pacientes avaliadas, tivemos uma taxa de detecção de indivíduos de risco e de prescrição de AAS de 15%. No grupo que realizou pré-natal de risco habitual nenhuma paciente com indicação de AAS fez uso da mesma. Já no grupo de PNAR o índice de prescrição foi de 27,9% A baixa taxa de detecção de pacientes com risco de pré-eclampsia e de prescrição de AAS pode ser explicada por ausência de recomendações oficiais para a detecção e prescrição da mesma.

CONCLUSÕES

Devido ao elevado impacto da doença na morbimortaldiade materna-fetal, conclui-se, infelizmente, que não estamos fazendo o suficiente para as gestantes brasileiras no quesito predição e prevenção de pré-eclampsia. Na opinião do autor a triagem de pré-eclampsia deveria ser realizada de forma universal na primeira consulta de pré-natal através de entrevista e identificação de fatores de risco para pré-eclampsia.

Área

OBSTETRÍCIA - Gestação de alto risco

Autores

Mariana De Oliveira Azevedo, Vinícius De Vilhena Costa, Anderson De Souza Bruno, Francisco Lírio Ramos Filho, Raquel Antunes de Moraes