60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Comparação entre achados de ultrassonografia transvaginal e de histeroscopias diagnósticas

OBJETIVO

Comparar os resultados de ultrassonografia transvaginal e de histeroscopias diagnósticas realizadas em um hospital universitário.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo retrospectivo do tipo transversal com mulheres submetidas a videohisteroscopia diagnóstica, e que realizaram ultrassonografia transvaginal anteriormente, em hospital universitário entre dezembro de 2015 e maio de 2018. Os dados foram obtidos do livro de registro de exames do serviço, preenchido pelo médico responsável, sendo as variáveis de interesse os achados encontrados em ultrassonografia transvaginal e em histeroscopia. Ambas as variáveis foram comparadas para avaliar a sensibilidade e a especificidade da ultrassonografia. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Universidade Federal de Sergipe, com número do CAAE 92076218.1.0000.5546.

RESULTADOS

Foram comparadas 580 ultrassonografias transvaginais e histeroscopias diagnósticas. A média de idade das participantes foi de 46,5 anos. Em relação à avaliação de pólipos endometriais, a histeroscopia confirmou 72,67% dos diagnósticos sugeridos pelo ultrassom. Na análise do espessamento endometrial em mulheres na pós-menopausa que possuíam alteração ultrassonográfica, 83,05% apresentaram alterações sugestivas de pólipos, hiperplasia ou malignidade. Em mulheres na menacme, esse resultado foi de 80%. Avaliando a presença de miomas, a histeroscopia corroborou o achado ultrassonográfico em 68,62% dos casos. Considerando esses resultados, a sensibilidade e a especificidade da ultrassonografia transvaginal no diagnóstico de patologias intrauterinas foram de 98,5% e 18%, respectivamente.

CONCLUSÕES

Em comparação à histeroscopia diagnóstica, a ultrassonografia transvaginal apresentou uma alta sensibilidade e uma baixa especificidade, considerando as patologias intrauterinas avaliadas.

Área

GINECOLOGIA - Endoscopia Ginecológica

Autores

Joventino Teodoro Moreira do Prado, Daniela Siqueira Prado, Yasmin Juliany de Souza Figueiredo, André Pinheiro Zylberman, Luiz Ricardo Gois Fontes, João Eduardo Andrade Tavares de Aguiar, Thais Serafim Barros de Leite Silva, Júlia Maria Gonçalves Dias