60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

ANÁLISE DA SIMETRIA MAMÁRIA PRÉ E PÓS-OPERATÓRIA MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE BSYMMETRY

OBJETIVO

Analisar comparativamente, mediante a utilização de um aplicativo para smartphone e/ou tablet, a simetria mamária pré e pós-operatória em pacientes submetidas a cirurgias oncoplásticas da mama, no período de 2012 a 2015 na Unidade da Mama do Hospital Nossa Senhora das Graças em Curitiba, Paraná.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo transversal e retrospectivo, mediante a utilização de um aplicativo BSymmetry. Foram analisadas fotografias pré e pós-operatórias de pacientes do sexo feminino submetidas a tratamento conservador da mama utilizando técnicas oncoplásticas, no Hospital Nossa Senhora das Graças em Curitiba, Paraná, no período compreendido entre janeiro de 2012 e setembro de 2015. Foi feita uma avaliação da simetria mamária pré-operatória, com a obtenção de um percentual que quantifica essa variável. Realizou-se uma comparação com o percentual de simetria pós-operatória. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Universidade Federal de Sergipe, com número do CAAE 30667320.0.0000.5546.

RESULTADOS

Foram analisadas 106 fotografias pré e pós-operatória de 53 pacientes. Após submeter as fotografias pré e pós-operatórias ao software Bsymmetry e obtenção de percentual de modificação na simetria mamária foram constituídos 02 grupos: 15 pacientes que apresentaram maior percentual de melhora na simetria e 15 que demostraram um maior percentual de piora. Foram analisados fatores que possivelmente estariam associados à alteração na simetria mamária: IMC, cirurgia mamária prévia, histórico de tabagismo, comorbidades (diabetes mellitus e doença cardiovascular), status menopausal, tamanho das mamas, tipo de cirurgia oncoplástica, tamanho e localização do tumor na mama e realização de radioterapia. Todavia, nenhuma variável demonstrou ser estatisticamente significativa nos grupos estudados, apesar da variável referente ao tamanho da mama se aproximar dessa significância (p=0,07).

CONCLUSÕES

A simetria mamária tem importância na satisfação pós-cirúrgica por parte da paciente e do profissional médico. Nenhuma variável estudada demostrou influenciar de forma estatisticamente significativa (p<0.05) a simetria mamária. Apenas a variável referente ao tamanho da mama se mostrou próxima dessa significância (p=0.07).

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

Anna Maria Fonseca Albuquerque, André Pinheiro Zylberman, João Eduardo Andrade Tavares de Aguiar, Mariana Fontes Andrade Almeida, Marcos Antônio Lima Carvalho, Eduardo José Souza da Fonseca, Thais Serafim Leite de Barros Silva, Júlia Maria Gonçalves Dias