Dados do Trabalho
TÍTULO
Distúrbios alimentares e consequências ginecológicas - Uma revisão sistemática
OBJETIVO
Realizar uma revisão sistemática, avaliando a relação de distúrbios alimentares com alterações ginecológicas, bem como elucidar suas principais ocorrências e consequências.
FONTE DE DADOS
Utilizando as diretrizes PRISMA, foi realizada busca na base de dados PUBMED com restrição a metanálise, estudo clínico randomizado e revisão sistemática. Não houveram limitações geográficas, de idioma nem de tempo na estratégia de busca.
SELEÇÃO DE ESTUDOS
Das 19 citações, 7 foram elegíveis para o estudo, visto que 12 foram excluídos por incompatibilidade com o tema.
COLETA DE DADOS
Três pesquisadores independentes avaliaram todos os títulos e resumos para início dos estudos. Após a seleção os artigos foram lidos na íntegra e avaliados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão e para serem considerados na revisão sistemática.
SÍNTESE DE DADOS
Os distúrbios alimentares (DA) são doenças frequentes na população feminina e podem levar a consequências ginecológicas. A partir do total dos estudos, 65% relataram anorexia e bulimia nervosa estão relacionadas a amenorreia e oligomenorreia respectivamente, 20% relataram hipoestrogenismo em mulheres atletas. Das gestantes estudadas, 10% tiveram consequências como aborto espontâneo, bebê com baixo peso ao nascer, complicações obstétricas e depressão pós-parto. Em mulheres com síndrome do ovário policístico (SOP), 5% foram associadas à bulimia nervosa. Com relação a infertilidade, existe relação com DAs mas após a recuperação do peso e do tratamento adequado, a função ovariana foi normalizada.
CONCLUSÕES
Os distúrbios alimentares (DA) são condições cada vez mais difundidas entre jovens do sexo femino, principalmete as praticantes exercícios de alta intensidade.
Entre as consequências frequentes destes distúrbios no sistema reprodutivo da mulher, predominam a amenorreia, oligomenorreia, síndrome do ovário poliquístico, gravidez não planeada e disfunção sexual. Desse modo, as manifestações no sistema reprodutivo da mulher, se rastreadas e identificadas a tempo, podem ser revertidas e tratadas, com o devido apoio de uma equipe multidisciplinar.
Área
GINECOLOGIA - Endocrinologia Ginecológica
Autores
Maria Cândida Pinheiro Baracat Rezende , Beatriz Gomes de Castro , Gabriela Gouveia, Lethicia Altina Prado da Silva