60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

CARCINOMA MAMÁRIO INVASIVO EM PACIENTE JOVEM DO SEXO MASCULINO

CONTEXTO

O câncer de mama masculino é uma neoplasia rara, que representa cerca de 1% dos cânceres em homens, porém com evidências de aumento de sua incidência. Por ser raro e de baixa suspeição clínica, os programas de rastreio são escassos e o diagnóstico normalmente é tardio, entre a 6ª e 7ª década de vida, o que pode restringir o prognóstico. Apresenta alta morbimortalidade, reforçando a importância do desenvolvimento de programas educacionais destinados à saúde do homem e a ampliação de planos de rastreio para a doença, a fim de viabilizar a detecção precoce e melhores prognósticos.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente masculino, 31 anos, sedentário, sem comorbidades, sem história familiar ou fatores de risco para câncer, comparece ao serviço de Mastologia em um hospital referência no Espírito Santo referindo nódulo em mama esquerda com anos de evolução associada à dor local. Ao exame físico, mama esquerda discretamente aumentada, com presença de nodulação periareolar aderida à pele de 1 cm, sem linfonodos palpáveis. USG de mamas apresentou imagem nodular hipoecóica, de contornos definidos, maior eixo paralelo à pele, de 0,6 cm, em UQS, com classificação mamográfica BIRADS 4. Foi realizada biópsia excisional que revelou Carcinoma mamário invasivo do tipo não especial, com margens de ressecção comprometidas. A imunohistoquímica evidenciou RE (+), RP (-), HER2 (-) e Ki67 de 15%, sendo optado como terapêutica mastectomia simples à esquerda e biópsia de linfonodo sentinela. Análise histopatológica confirmou margens livres de comprometimento neoplásico e ausência de acometimento linfonodal, T1bN0MX. O estudo genético expressou variantes de significados incertos nos genes CASR e SDHA.
A propedêutica prosseguiu com quimioterapia adjuvante e seguimento clínico, radiológico e ultrassonográfico. Exames de imagem posteriores ao tratamento, apresentaram mama esquerda BIRADS 2 e mama direita sem alterações. Paciente mantém seguimento com a Mastologia.

COMENTÁRIOS

O câncer de mama masculino, por ser raro, mostra-se uma doença pouco estudada e pouco rastreada. Sua etiologia não é bem descrita, porém os fatores de risco femininos, como história familiar e idade, associam-se também ao câncer masculino. O caso descrito se destaca por relatar carcinoma mamário invasivo em homem jovem sem fatores de risco prévios ou alterações genéticas significativas. Desse modo, alerta para necessidade de maior estudo e conscientização sobre a neoplasia no público masculino, a fim de garantir melhor prognóstico aos pacientes.

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

Lucas Delboni Soares, Gabriela Curto Cristianes Lacerda, Sarah Equer Bobbio , Luisa Moschen Buery, Vinicius Augusto Rocha Pompermayer, Weverton da Silva Soares, Djalma Gomes Neto, Cléverson Gomes do Carmo Junior