60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Desenvolvimento de modelo de Simulador Artesanal para Treinamento de Sacrocolpopexia Laparoscópica

OBJETIVO

Descrever o desenvolvimento de modelo artesanal de simulação cirúrgica para treinamento de Sacrocolpopexia Laparoscópica para execução dos tempos cirúrgicos de sutura e avaliação do seu realismo.

MÉTODOS

Estudo observacional que descreve o desenvolvimento de um simulador cirúrgico artesanal para treinamento de Sacrocolpopexia Laparoscópica e a simulação por especialista em ginecologia laparoscópica com mais de 10 anos de experiência e residente de endoscopia ginecológica da sutura realizada nesse procedimento. Após a simulação dos tempos de sutura, a capacidade de realismo do simulador foi avaliada através de escala LIKERT. O estudo ocorreu no laboratório de treinamento de habilidades cirúrgicas de uma universidade brasileira de dezembro de 2021 a março de 2022 e possui aprovação do comitê de ética (CAAE: 55770422.0.0000.5050).

RESULTADOS

O desenvolvimento do modelo anatômico baseou-se em uma estrutura fixa da pelve, com o Ligamento Longitudinal Anterior do Promontório (LLAP), e outra móvel, com Cúpula Vaginal (CV) para simular o mobilizador uterino e possibilitar o acoplamento e fixação da tela de polipropileno em “Y” com sutura. A pelve foi confeccionada com massa de porcelana fria com evidência do promontório. O LLAP foi confeccionado com polímeros de estireno e, para maior estabilidade durante a sutura, foi fixado dentro de uma caixa específica para treinamento em laparoscopia. A simulação começou com a fixação da prótese em Y e a realização de 3 pontos separados na face anterior do CV com fio de prolene 0. A sutura em “x” foi distribuída com um ponto distal e dois pontos proximais. A superfície posterior da vagina foi suturada com a mesma distribuição da superfície anterior. Em seguida, a prótese foi posicionada anteriormente ao LLAP. Com a mobilização do CV em posição anatômica, foi realizada sutura no LLAP. O procedimento foi realizado em 25 minutos. Um assistente auxiliou na manipulação e fixação da prótese na vagina. O especialista e o residente avaliaram o modelo como realista, consoante escala LIKERT.

CONCLUSÕES

Foi desenvolvido um modelo artesanal para treinamento em Sacrocolpopexia Laparoscópica, o qual possibilita simular os momentos cruciais da cirurgia, a sutura da CV e do LLAP, de modo fidedigno consoante avaliadores. Todavia o simulador ainda carece de validação para que seja amplamente utilizado.

Área

GINECOLOGIA - Ensino, Treinamento, Avaliação

Autores

Mariana Oliveira Veloso, Érika Dos Santos Dantas, José Gonzaga Da Silva Júnior , Liz Rodrigues Picanço , Stephany Ellen De Castro, Samuel Soares Coutinho, Leonardo. Robson Pinheiro Sobreira Bezerra