60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Utilização de Simulação para Aprimoramento de Técnicas Videolaparoscópicas e Encurtamento de Tempo Cirúrgico em Fellowship de Cirurgia Ginecológica.

OBJETIVO

Demonstrar resultados preliminares da aplicação de simulação em cirurgia ginecológica por via laparoscópica e seu reflexo na diminuição de tempo cirúrgico.

MÉTODOS

Foi realizado treinamento com modelos de simulação de videolaparoscopia em um fellowship de cirurgia ginecológica. Participaram 3 fellows, que foram avaliadas antes e após o treinamento quanto ao tempo utilizado para realizar determinada função. Os treinamentos foram feitos em três dias distintos com duração de uma hora cada. As nove estações de avaliação envolviam habilidades de manuseio do instrumental videolaparoscópico, assim como capacidade de realizar divulsão, dissecção, cortes e manuseio de estruturas que simulavam órgãos de modo a evitar iatrogenias e aprimorar a competência de quem recebeu o treinamento. Foram utilizados barbantes, folhas de papel, bexigas, miçangas, sementes e gel para montar as estações.

RESULTADOS

Foi observada a redução de tempo necessário para realização das estações em todos os testes realizados até o momento, à parte de um, referente à habilidade de corte, que aumentou em 20,8%. É notável as reduções de 57,9%, 74,1% e 68,1% nos resultados individuais de 3 estações de um dos participantes do estudo, todas estas correspondentes ao treinamento da habilidade de manuseio das pinças videolaparoscópicas. A redução de tempo cirúrgico média dentre todas as avaliações feitas até então é de 35,5%.

CONCLUSÕES

A utilização de simulação para o ensino de habilidades cirúrgicas demonstra-se útil devido à possibilidade de treinamento extenso e personalizado antes de o profissional ser habilitado a realizar o procedimento em pacientes. Os resultados preliminares reiteram a capacidade do treinamento em simuladores de aprimorar as habilidades em videolaparoscopia dos cirurgiões, primordialmente no que concerne ao manuseio das pinças, e, consequentemente, diminuir tempo cirúrgico, trazendo benefícios para a equipe e para o paciente. Entretanto, faz-se necessária uma avaliação de maior espaço amostral de modo que se comprove a efetividade desse método para alcançar os resultados almejados.

Área

GINECOLOGIA - Ensino, Treinamento, Avaliação

Autores

Isabela Franco Freire, Iana Vitória Araújo Marques, Ayane Layne de Sousa Oliveira, Isadora Freitas Peixoto Paz, Nathalya de Souza Gonçalves, Sara Arcanjo Lino Karbage, Andreisa Paiva Monteiro Bilhar, Kathiane Lustosa Augusto