60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

#INFERTILIDADE NA PANDEMIA: CIÊNCIA X EMOÇÃO

OBJETIVO

Identificar os temas de maior interesse nas postagens do Instagram da Clínica ORIGEN Medicina Reprodutiva durante a pandemia de COVID-19 e avaliar o interesse e engajamento medidos pelas métricas do Instagram: número de curtidas, comentários e outras interações no perfil.

MÉTODOS

As postagens do perfil do Instagram da ORIGEN publicadas de 16/03/2020 a 31/12/2021 e as métricas fornecidas apenas aos administradores da conta foram avaliadas. As postagens foram categorizadas de acordo com seu conteúdo em educativas/científicas (EC) (temas de interesse do público-alvo como infertilidade, endometriose, embriões), informativas (sobre a clínica e equipe) e emocionais (EM)(“post fofo” , maternidade/gravidez, datas comemorativas, boas notícias sobre a pandemia, depoimentos de pacientes, dicas e mensagens motivacionais). Para cada categoria, foram incluídos os mais frequentes em cada categoria conforme as métricas: número de curtidas, alcance (quantidade de perfis únicos que viram as postagens) e interação (número de comentários, curtidas e salvamentos das postagens) e visualizações (vídeos). O estudo envolveu apenas dados públicos disponíveis online, não houve participação direta de seres humanos, portanto, a aprovação ética foi considerada desnecessária de acordo com a RESOLUÇÃO Nº 510, de 7 de abril de 2016 (Ministério da Saúde). O teste de Mann-Whitney foi usado para comparar as métricas das postagens científicas e emocionais e p<0,05 foi considerado significativo.

RESULTADOS

Foram publicados 347 posts: 155 EM, 189 EC e 3 informativos. Os temas mais frequentes foram: Datas Comemorativas (EM;n=66), fertilidade/infertilidade (EC;n=36), boas notícias sobre a pandemia (EM;n=22), maternidade/gravidez (EM;n=20 ), dicas (EM;n=19 ), “post fofo” (EM; n=15), mensagem motivacional (EM:n=13), congelamento de óvulos (EC;n=13) e endometriose (EC;n=9 ). Houve um aumento de 13% de seguidores no período avaliado, sendo 88,7% mulheres e 11,2% homens. As brasileiras de 25 a 44 anos foram a maioria dos seguidores (78,7%). Posts com conteúdo emocional tiveram significativamente mais curtidas (p<0,05), alcance (p<0,05) e interações (p<0,05) do que os científicos, mas para as postagens em vídeo, não houve diferença (p=0,15).

CONCLUSÕES

O interesse por temas elacionados à infertilidade cresceu na pandemia com aumento de 13% de seguidores, a maioria mulheres brasileiras em idade reprodutiva.As postagens científicas foram a maioria, mas as emocionais atrairam significativametne mais atenção com mais curtidas e interações

Área

GINECOLOGIA - Reprodução Humana

Autores

Márcia Mendonça Carneiro, Renata Bossi, Tatiana Moreira, Ana Carolina Xavier, Debora Moreira Alvarenga, Marcelo Lopes Cançado, Rodrigo Hurtado, Marcos Sampaio