Dados do Trabalho
TÍTULO
AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO E AUTORIA DE POSTS SOBRE INCONTINÊNCIA URINÁRIA NO INSTAGRAM
OBJETIVO
Determinar a autoria e tipos de informações referentes à incontinência urinária compartilhadas no Instagram no Brasil por via pesquisa de hashtag e análise de postagens segundo o tipo de autor (profissional de saúde versus leigos) e os temas que prevaleciam nessas interações.
MÉTODOS
14 hashtags ligadas à incontinência urinária no Instagram foram escolhidas considerando os termos mais usados para se referir a tal condição: #incontinenciaurinaria, #incontinênciaurinária, #incontinenciaurinária, #incontinenciaurinariafeminina, #incontinênciaurináriadeesforço, #incontinenciaurinariaporesforço, #incontinenciaurinariadeurgencia, #incontinenciaurinariaurgencia, #escapesdexixi, #escapedexixi, #perderurinanãoénormal, #perderxixinaoénormal, #perdadeurina e #perdadexixi. A conta do Instagram @legocbgo foi criada com o intuito de avaliar tais hashtags sem a possível influência do algoritmo da plataforma. A classificação de autoria das postagens foi dividida em profissional da saúde (PS) ou leigo (LG), enquanto a de seus temas em 4 categorias: Educacional, Relato de experiência do paciente, Apoio e Mecanismos de enfrentamento. A análise foi efetuada em agosto de 2022, por 4 autores, tomando as 20 postagens mais relevantes contendo as hashtags. Postagens não escritas em português do Brasil, contendo vídeo, repostagens de outra conta ou que visavam à venda de um produto e/ou serviço não foram consideradas.
RESULTADOS
Por análise das 280 postagens, 86,8% foram feitas por PS (n=243) e 13,2% por LG (n=37). Quanto às autorias em cada hashtag, os resultados PSxLG foram: #incontinenciaurinaria (65%x35%), #incontinênciaurinária (85%x15%), #incontinenciaurinária (95%x5%), #incontinenciaurinariafeminina (100%x0), #incontinênciaurináriadeesforço (85%x15%), #incontinenciaurinariaporesforço (95%x5%), #incontinenciaurinariadeurgencia (90%x10%), #incontinenciaurinariaurgencia (95%x5%), #escapesdexixi (55% x45%), #escapedexixi (70%x30%), #perderurinanãoénormal (90%x10%), #perderxixinaoénormal (100%x0), #perdadeurina (90%x10%) e #perdadexixi (100%x0). Sobre o conteúdo das postagens, constatou-se: 56,1% educacionais, 28,2% mecanismos de enfrentamento, 12,1% de apoio e 3,6% relatos de experiência do paciente.
CONCLUSÕES
As redes sociais têm se consolidado cada vez mais como meio relevante de divulgação sobre educação e apoio emocional para diversas pessoas. O Instagram é uma ferramenta usada tanto por profissionais de saúde como leigos na abordagem da incontinência urinária com o principal foco a educação em saúde.
Área
GINECOLOGIA - Uroginecologia
Autores
Giulia Queiroz Cavalcanti, Silvia Renata Duarte Sobreira, Thamile Chaves Dos Santos, Larissa Rodrigues Melo, Camila Silveira Marques, Luiz Alexandre Porto Castro Filho, Francisco Jean Rocha Silva Filho, Andreisa Paiva Monteiro Bilhar