60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Desenvolvimento de Simulador de Modelo de Baixo Custo para Treinamento da Técnica de Cerclagem Uterina

OBJETIVO

Descrever o desenvolvimento de modelo artesanal de simulação de baixo custo para treinamento da técnica de cerclagem de colo uterino.

MÉTODOS

Estudo observacional que descreve o desenvolvimento de um simulador cirúrgico artesanal por especialista em cirurgia vaginal com mais de 20 anos de experiência, utilizado para treinamento de médicos residentes em Ginecologia e Obstetrícia. O modelo anatômico baseia-se, principalmente, em duas estruturas, representando a vulva e a vagina e o colo uterino, ambas confeccionadas com polímeros de estireno, possibilitando textura realista ao manuseio. Para maior estabilidade durante sutura, fixou-se a estrutura em caixa específica para treinamento em cirurgia vaginal. Após a simulação dos tempos de sutura do procedimento, a sua capacidade de realismo foi avaliada através de escala LIKERT. O estudo ocorre no laboratório de treinamento de habilidades cirúrgicas de uma universidade brasileira e possui aprovação do comitê de ética (CAAE: 54385821.9.0000.5045).

RESULTADOS

A simulação é realizada utilizando a técnica operatória de McDonald. Inicialmente é realizada a exposição do cérvice e apreensão com uma pinça de Foerster ou Babcock. Em seguida, é feita sutura circular com fio inabsorvível o mais alto possível e mais próximo do orifício cervical interno (OCI) . A agulha é passada de 4 a 6 vezes de forma profunda. Por fim, aperta-se o nó de forma suficiente para ocluir o OCI, posicionando-o na frente do canal, com o fio cortado logo, para facilitar a remoção. O procedimento consegue ser realizado em cerca de 20 minutos, com o auxílio de um assistente. O especialista e os residentes participantes da simulação avaliam o modelo, classificado como realista consoante escala LIKERT.

CONCLUSÕES

Foi desenvolvido um simulador artesanal para treinamento da técnica de cerclagem uterina, capaz de simular a realização do procedimento nos momentos decisivos da cirurgia, modo fidedigno consoante avaliadores, todavia o simulador ainda carece de validação para que seja amplamente utilizado.

Área

OBSTETRÍCIA - Ensino, treinamento e avaliação de estudantes/residentes

Autores

Liz Rodrigues Picanço, Stephany Ellen Castro, Mariana Oliveira Veloso, Samuel Soares Coutinho, Leonardo Robson Sobreira Pinheiro Bezerra, Raimundo Homero Carvalho Neto