60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Impacto do pessário na qualidade de vida de mulheres com prolapso pélvico: revisão sistematizada

OBJETIVO

Analisar o impacto do pessário vaginal na qualidade de vida de mulheres com prolapso de órgãos pélvicos (POP).

FONTE DE DADOS

A busca de artigos foi realizada nas bases de dados PubMed, Web of Science e LILACS, utilizando os descritores DeCS/MeSH “quality of life”, “pessaries” e “pelvic organ prolapse”. A pesquisa foi limitada aos trabalhos publicados nos últimos cinco anos (entre 2017 e 2022), nos idiomas inglês e português.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Foram localizados 136 estudos, sendo excluídos 44 duplicados. Após leitura de títulos e resumos dos 92 restantes, excluiu-se artigos de revisão, protocolos de ensaios clínicos, guidelines práticos, artigos indisponíveis e outros que não se adequaram ao escopo. Incluiu-se na revisão 8 artigos, sendo 5 estudos prospectivos observacionais, 2 estudos prospectivos de coorte e 1 de pré e pós intervenção, com os quais foi iniciada a coleta de dados a partir da leitura na íntegra.

COLETA DE DADOS

Utilizou-se uma ficha de extração de dados, avaliando o tipo de pessário vaginal, estágio do prolapso pélvico e impacto do uso do pessário na qualidade de vida das pacientes.

SÍNTESE DE DADOS

Os artigos abrangeram mulheres com POP em todos os estágios e utilizando pessários dos tipos cubo, anel com
membrana, anel e Gellhorn, sendo os dois últimos os mais comuns. Independentemente do tipo de pessário utilizado, em todos os estudos este impactou positivamente a qualidade de vida geral e específica das pacientes, com melhora dos sintomas relacionados ao POP, bem como da capacidade funcional, limitação física, vitalidade e aspectos sociais. Ademais, destaca-se a importância do manejo individual do dispositivo pela paciente e o uso do pessário a longo prazo como fatores que potencializam os benefícios desse tratamento. Ainda que complicações e efeitos adversos leves, tais como granuloma, corrimento, erosão e desconforto vaginal tenham sido observados, o uso do dispositivo mostrou-se seguro, efetivo e modificador da qualidade de vida das mulheres.

CONCLUSÕES

Independente do modelo utilizado, o pessário vaginal demonstrou ser um mecanismo eficaz e importante para alívio dos sintomas do POP e consequente melhora da qualidade de vida das usuárias, com maiores impactos positivos quando manejados de forma adequada.

Área

GINECOLOGIA - Uroginecologia

Autores

Camila Silveira Marques, Igor Carvalho Brasil, Larissa Rodrigues Melo, Fernanda Alves de Paula, Gabriel Marcos Leônidas, Renata Monteiro Jovino, Thamile Chaves dos Santos, Andreisa Paiva Monteiro Bilhar