60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Desenvolvimento de modelo de simulação de treinamento em habilidades básicas de cirurgia laparoscópica de baixo custo para residentes de Ginecologia e Obstetrícia

OBJETIVO

Descrever o desenvolvimento de modelo de simuladores de baixo custo em programa de treinamento de habilidades básicas de cirurgia laparoscópica para residentes de Ginecologia e Obstetrícia (GO).

MÉTODOS

Estudo observacional que descreve o desenvolvimento de programa de treinamento em habilidades básicas de cirurgia laparoscópica para residentes de GO. Foram selecionados na literatura 4 simuladores validados e de baixo custo fundamentados no desenvolvimento de percepção de profundidade ambidestria, bidimensionalidade e habilidade de sutura laparoscópica. O primeiro trata-se de uma placa de MDF com oito pinos de cada lado e uma argola de PVC inserida em cada um dos pinos. O residente deveria retirar a argola do suporte da direita com a pinça da mão ipsilateral, passar para pinça da mão esquerda e colocar no pino contralateral e, após transferência de todas as argolas, realizar no sentido inverso. O segundo consiste em 10 ganchos de metal fixados em uma plataforma de MDF e enfileirados em diferentes posições. O residente deveria pegar a agulha com a pinça da direita, atravessá-la por dentro do gancho e capturá-la com a pinça da esquerda, seguindo o trajeto sequencial no menor tempo possível. O terceiro é uma bexiga, com álcool em gel no seu interior, e dentro de outro balão. O objetivo é retirar a bexiga de fora sem que a de dentro seja rompida. O quarto é a sutura em um simulador de cúpula vaginal produzido com polímeros de estireno. O residente deveria alinhar a agulha quanto aos eixos, ângulos e planos, fazer cruz de verificação e realizar sutura contínua da cúpula com base na regra do gladiador romano. Os dados foram compilados no Microsoft Excel e submetidos à análise estatística no programa Stata. Foi utilizado o teste t Student para análise da significância entre os tempos (p<0,05). O estudo possui aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa em seres Humanos (CAAE: 55770422.0.0000.5050).

RESULTADOS

11 residentes participaram do treinamento. Ao término, observou-se melhora estatisticamente significativa (p<0,05) no tempo de execução das técnicas e diminuição na quantidade de erros em relação ao início do treinamento. A utilização de materiais simples e mão de obra própria fez com que o custo de produção dos modelos fosse inferior a 200, 00 reais.

CONCLUSÕES

Simuladores de cirurgia laparoscópica podem ser construídos a partir de modelos simples e baixo custo, permitindo a aquisição de habilidades fundamentais ao aprendizado de cirurgia laparoscópica, primordiais aos residentes de GO.

Área

GINECOLOGIA - Ensino, Treinamento, Avaliação

Autores

Mariana Oliveira Veloso, José Gonzaga Da Silva Júnior, Érika Dos Santos Dantas, Stephany Ellen De Castro, Liz Rodrigues Picanço , Samuel Soares Coutinho, Leonardo Robson Pinheiro Sobreira Bezerra