Dados do Trabalho
TÍTULO
Avaliação do padrão de sangramento e satisfação entre usuárias de implante liberador de etonogestrel
OBJETIVO
Avaliar padrão de sangramento e grau de satisfação entre usuárias com implante contraceptivo liberador de etonogestrel.
MÉTODOS
estudo de coorte retrospectivo realizado em mulheres acima de 18 anos, em uso de implante contraceptivo liberador de etonogestrel por mais de 06 meses entre 2014 e 2019. Excluídas: mulheres analfabetas, que preencheram parcialmente o questionário e negação ao preenchimento do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). As usuárias foram contatadas por meio de um questionário online ou presencial. Os padrões de sangramento foram dicotomizados em “favoráveis” (amenorreia, infrequente e normal sem sangramento prolongado) e “desfavoráveis” (frequente e/ou prolongado) de acordo com as definições da Organização Mundial de Saúde (OMS). A Escala Likert foi usada para avaliar o grau de satisfação. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob o número CAAE 44964921.40000.5544.
RESULTADOS
De acordo com os dados preliminares, 60 usuárias foram incluídas no estudo. A média de idade foi de 32 (± 8,4) anos e o tempo médio de uso do método foi de 38,5 (± 15,2) meses. Em relação ao grau de satisfação, 83,3% da amostra confiava totalmente no efeito contraceptivo que o implante oferecia e 63,3% concordava totalmente em indicá-lo a outra pessoa. O padrão de sangramento favorável (amenorreia, infrequente e normal) foi relatado em 71,7% da amostra e os tipos de sangramento mais frequentes descritos foram: amenorreia (38%) e sangramento prolongado (22%).
CONCLUSÕES
O implante contraceptivo liberador de etonogestrel apresentou um padrão de sangramento favorável e grau de satisfação adequado entre as usuárias.
Área
GINECOLOGIA - Contracepção
Autores
Andréa Railla Nogueira Rodrigues, Mariana Baraúna da Silva, Anelise Maria Nicolau Silva, Clarissa Gonzaga da Hora Malheiros, Camila Pena Queiroz, Milena Bastos Brito