Dados do Trabalho
TÍTULO
Amniodrenagem em Gestação Trigemelar Monocoriônica associada a Síndrome da Transfusão Feto-Fetal
CONTEXTO
Gestação trigemelar espontânea é um evento raro. A ultrassonografia inicial deve determinar corionicidade e amnionicidade, definindo conduta e riscos de complicações. Entre estes, ressalta-se a síndrome da transfusão feto-fetal, relacionada à monocorionicidade. Seu diagnóstico é feito pela desproporção amniótica entre os fetos sendo classificada em estágios evolutivos pelo Método Quintero.
A sobrevida fetal é influenciada tanto pelo estágio como pela conduta adotada. A amniorredução é indicada no estágio I, com evidência de aumento da sobrevida sem taxas importantes de complicações. Já a ablação a laser, com coagulação das anastomoses placentárias, é indicada a partir do estágio II.
No contexto psicológico, evidências demonstram que cerca de 50% das gestações múltiplas evoluem com distorções psicológicas, que devem ser diagnosticadas. Projeto aprovado no Comitê de Ética institucional (CAAE 61599922.2.0000.5191).
DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS
Gestante, 23 anos, G2P0A1, com gestação trigemelar monocoriônica triamniótica diagnosticada em ultrassonografia com 7 semanas. Admitida em curso de 23 semanas apresentando ameaça de trabalho de parto prematuro, cistite, diabetes gestacional e sífilis. Conduzida com antibioticoterapia e tocólise. Neste momento, apresentava componente psicológico otimista.
Evidenciou-se à ultrassonografia dois fetos com polidrâmnio (maior bolsão: 14,6) e um feto com maior bolsão 3,9, com percentil de peso adequado. Diagnosticada Síndrome da Transfusão Feto-Fetal classificação Estágio I de Quintero. Após evidência de protusão de bolsa amniótica em exame especular e hiperdistensão uterina, procedeu-se amniodrenagem seriada guiada por ultrassonografia evidenciando, após duas sessões, normoamnio nas três bolsas.
A paciente permaneceu sem dinâmica uterina até 27 semanas e 4 dias de gestação, quando deflagrou trabalho de parto, sendo encaminhada para cesariana de urgência.
COMENTÁRIOS
Trata-se de um caso desafiador de gestação trigemelar espontânea monocoriônica triamniótica com Síndrome da Transfusão Feto-Fetal estágio I de Quintero, onde a falta de robustas evidências traz a necessidade de balancear o risco benefício da amniorredução seriada em relação a ablação a laser. Na paciente do caso, a evidência de extensa placenta anterior foi determinante na decisão pela não realização da ablação.
Em cada passo do tratamento foi pesado o conforto e autonomia da paciente, que se mostrou abalada psicologicamente com o prognóstico.
Área
OBSTETRÍCIA - Gestação de alto risco
Autores
Mateus Glasner de Maia Lyra Cardoso, Beatriz Lira Bronzeado Cavalcanti, Marcelle Lucena De Farias, Mirella Laranjeira Nunes, Rebecca Lemos da Silva Lages, Leticia Diniz Aranda, Simone Angélica Leite de Carvalho Silva, Carlos Reinaldo Carneiro Marques