60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Banco de Leite Humano: Fatores que influenciam o processo de doação em um município mineiro.

OBJETIVO

O presente estudo tem como objetivo identificar as principais causas da baixa adesão ao Banco de Leite Humano, avaliar o nível de conhecimento das puérperas e gestantes sobre o banco e identificar as dificuldades e os motivos que levam a interromper a doação.

MÉTODOS

O estudo tem caráter descritivo e transversal, realizado com gestantes e puérperas do sistema público e privado através de um questionário semi-estruturado composto por 12 questões. A amostra foi constituída por 23 gestantes e puérperas com idade entre 18 e 53 anos, sendo todas abordadas na sala de espera e entrevistadas individualmente. Além disso, foi lido e assinado pelas mesmas o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Unifagoc, parecer número 4.920.572. Os dados foram digitalizados e processados no software SPSS.

RESULTADOS

Dentre as mulheres entrevistadas, 52,2% exercem atividades laborais sob o regime CLT; 30,4% são do lar e 17,4% são autônomas. Quando perguntadas sobre a importância do aleitamento materno, 95,7% têm conhecimento sobre a importância. Observou-se ainda que 39,1% das mulheres afirmam que o leite materno é importante no desenvolvimento da criança; 47,8% descrevem a importância do leite para a imunidade do; 4,3% responderam que a amamentação estabelece um vínculo entre a mãe e o bebê e 2% não souberam responder. Sobre o conhecimento acerca do Banco de Leite, 56,5% das mulheres desconheciam a existência. Entretanto, 43,5% responderam conhecer o trabalho do Banco de Leite. Quando questionadas sobre se tornarem doadoras, 100% das mulheres afirmaram que doariam o leite e, com relação a possíveis impedimentos em se tornarem doadoras, apenas 17,4% afirmaram que doaria se não fosse prejudicar a amamentação de seu filho e as demais não fizeram nenhuma objeção.

CONCLUSÕES

Conclui-se então que a grande maioria da população tem conhecimento da importância do aleitamento materno para o bebê, porém, mais da metade das entrevistadas desconhecem a existência do Banco de Leite Humano (BLH), assim como os seus serviços ofertados, sendo que partir do conhecimento destes, 100% responderam que doariam leite para o BLH. Com isso, a prática do aleitamento materno deve ser sempre estimulada e a divulgação acerca da existência do Banco de Leite Humano deve ser cada vez mais difundida para que assim cada vez mais as mães possam dar a seus filhos todos os nutrientes que o leite materno oferece.

Área

OBSTETRÍCIA - Amamentação

Autores

Luana Caetano Sena , Luisa Paiva Furtado de Carvalho, Jeane Carolina Magalhães Veloso, Lívia Lopes Barreiros, Gisele Aparecida Fofano