Dados do Trabalho
TÍTULO
DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA ACESSO REMOTO A PROTOCOLOS DE OBSTETRÍCIA
OBJETIVO
Elaboração de protocolos de obstetrícia para utilização através de aplicativo de fácil, gratuito e remoto acesso, desenvolvido para os profissionais envolvidos na assistência obstétrica no Estado do Amazonas.
FONTE DE DADOS
Para este projeto foram examinados 4 tipos de materiais: Protocolos do Ministério da Saúde e da FEBRASGO, livros referência de Obstetrícia (Rezende Obstetrícia, Zugaib Obstetrícia, Rotinas em Obstetrícia, Williams Obstetrics), guidelines internacionais (OMS, FIGO, ACOG, NICE e RCOG) e protocolos de instituições científicas de renome (tais quais UERJ, UFBA, UFC, UFRJ, UFMS, USP e UFGRS), com datas de acesso variando de 09 de Novembro de 2020 a 20 de Março de 2022. Uma limitação reconhecida foi a inabilidade de busca específica por artigos na base Pubmed/Medline, considerando-se o prazo diminuído para a entrega final do projeto e a extensa lista de temas envolvidos.
SELEÇÃO DE ESTUDOS
No total, foram revisadas 25 referências, sendo escolhidas fontes de forte impacto na educação e na atualização de profissionais da saúde, conforme mencionado anteriormente, atendendo a critérios de inclusão de temas constantes, práticos, fontes de dúvidas do dia a dia obstétrico e com seus fundamentos estruturados e consolidados na área.
COLETA DE DADOS
Baseado nas leituras das fontes anteriormente citadas, as atualizações foram coletadas e filtradas por internos e residentes sob preceptoria de especialistas atuantes na unidade hospitalar, seguindo padrões de informações necessárias para o raciocínio clínico.
SÍNTESE DE DADOS
O resultado final do projeto foi o lançamento de um aplicativo atualizável, de acesso fácil, gratuito e remoto, já disponível para download nas plataformas iOS e Android, contendo 39 protocolos de Obstetrícia com temas relevantes para profissionais que atuam na assistência obstétrica. Os protocolos foram criados a partir das fontes supracitadas e as informações relevantes escolhidas a partir do Checklist AGREE, criado para garantir que sejam incluídos os dados necessários, assegurando uma melhor qualidade do protocolo elaborado.
CONCLUSÕES
Os protocolos desenvolvidos para uso através de aplicativo atingem o propósito de facilitar a consulta de materiais relevantes por parte dos profissionais da saúde que trabalham com a assistência obstétrica, sobretudo aqueles não obstetras, os quais representam a maioria dos médicos atuantes, principalmente nos interiores, onde a disponibilidade de sinal telefônico e Wi-fi é ainda mais difícil.
Área
OBSTETRÍCIA - Ensino, treinamento e avaliação de estudantes/residentes
Autores
Ana Carolina Queiroz Cândido da Silva, Maria Eduarda Bellotti Leão, Giovana Coimbra Luzeiro, Patrícia Leite Brito