60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

PERCEPÇÃO DE DOR ENTRE MULHERES SUBMETIDAS À MÚLTIPLAS INSERÇÕES DE DISPOSITIVOS INTRAUTERINOS.

OBJETIVO

Avaliar a percepção de dor entre a primeira e segunda inserção do dispositivo intrauterino em um hospital universitário.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo retrospectivo e observacional, com dados provenientes do caderno de registro de inserção do dispositivo intrauterino (DIU) do Hospital Universitário de Sergipe. Foram incluídas mulheres entre 13 e 54 anos, que inseriram o DIU com cobre e hormonal entre novembro de 2018 e julho de 2022. Foram analisados 876 registros, sendo 764 (87%) registros únicos e 112 (13%) registros múltiplos. Foi possível avaliar a temporalidade e avaliação da percepção de dor em 86 registros múltiplos, ou seja, 43 mulheres. Cada paciente identificou seu nível de dor a partir de uma escala visual analógica de dor com valores de zero a 10, a qual foi classificada em dor leve (de zero a dois), moderada (de três a sete) e intensa (de oito a 10). Avaliadas as características das distribuições dos dados, foi realizado um teste t para amostras pareadas. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Universidade Federal de Sergipe, com número do CAAE 15885719.5.0000.5546

RESULTADOS

Em relação a escala de dor, sendo a mínima zero e a máxima 10, na primeira inserção entre as usuárias de DIU a média de dor foi de 4,09 com desvio padrão de 2,19. Já na segunda inserção, a média de dor foi de 4,67 com desvio padrão de 2,47. A mediana foi cinco (dor moderada) em ambos os momentos. Portanto, a diferença média encontrada foi de -1,06 (p = 0,295).

CONCLUSÕES

A maioria das mulheres que inseriram DIU mais de uma vez apresentaram dor moderada. Não houve diferença de percepção de dor entre a primeira e segunda inserção do DIU.

Área

GINECOLOGIA - Contracepção

Autores

Ullany Maria Lima Amorim Coelho de Albuquerque, Uyllana Maria Lima Amorim Coelho de Albuquerque, Rayssa de Nóbrega Didou, Yasmin Juliany de Souza Figueiredo, Lara Benário de Lisboa Santos, João Eduardo Andrade Tavares de Aguiar, Thais Serafim Leite de Barros Silva, Júlia Maria Gonçalves Dias