60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Estadiamento transoperatório complementar ao estadio clínico no CA de colo uterino

OBJETIVO

Avaliar em que proporção o estadiamento cirúrgico com congelação transoperatória está de acordo com os anatomopatológicos definitivos nas pacientes que realizaram cirurgia de Wertheim Meigs entre janeiro/1994 e julho/2022 no Serviço de Ginecologia do Hospital São Lucas da PUC-RS.

MÉTODOS

Estudo retrospectivo, baseado na revisão de prontuários das pacientes com carcinoma do colo do útero submetidas a cirurgia de Wertheim Meigs no Serviço da PUC-RS. A população é composta pelas pacientes com esta patologia submetidas a este procedimento neste Serviço durante o período compreendido entre 01/01/1994 e 20/07/2022. Serão incluídas pacientes com carcinoma do colo do útero submetidas a cirurgia de Wertheim Meigs no Serviço de Ginecologia do Hospital São Lucas da PUC-RS. Serão excluídas pacientes com carcinomas de colo em estágio avançado (não cirúrgico) de acordo com o estadiamento clínico e pacientes com prontuário incompleto. Os dados foram coletados através da realização de revisão de prontuários e são descritos através de variáveis de medidas. As limitações do estudo são os prontuários com dados incompletos. As variáveis continuas serão avaliadas por teste t-Student; variáveis categóricas serão avaliadas pelo teste qui-quadrado ou teste exato de Fisher, quando apropriado. Análises estatísticas serão realizadas usando SPSS. O projeto foi submetido à avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital São Lucas da PUCRS.

RESULTADOS

Foram analisados 71 prontuário de pacientes submetidas a Wertheim Meigs, via Sistema Único de Saúde, no Hospital São Lucas da PUCRS. A congelação transoperatória de linfonodos ilíacos e obturadores à direita foi realizada em todos os procedimentos (excetuando-se os 2 casos já descritos com doença disseminada), sendo positiva para comprometimento linfonodal em 13,1% dos casos (8 pacientes). O resultado anátomo patológico definitivo dos linfonodos demonstrou comprometimento linfonodal em 18% dos casos, totalizando 11 pacientes.

CONCLUSÕES

Quanto ao objetivo principal do trabalho e a avaliação interna do serviço, o resultado é satisfatório. A congelação transoperatória dos linfonodos pélvicos foi compatível com o AP definitivo em 91,4% dos casos estudados- fato este, que demonstra uma boa execução técnica do serviço de patologia utilizado pelo HSL da PUCRS.

Área

GINECOLOGIA - Oncologia Ginecológica

Autores

BRUNA CARVALHO ROSSI, RAFAELA GASPERIN, FERNANDO ANSCHAU, MANOEL AFONSO GUIMARÃES GONÇALVES