60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

A INFLUÊNCIA DA SÍNDROME METABÓLICA NOS RESULTADOS DA FERTILIZAÇÃO IN VITRO EM MULHERES COM SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS

OBJETIVO

Investigar como a Síndrome Metabólica impacta na gestação de mulheres portadoras de Síndrome dos Ovários Policísticos e que necessitam realizar a Fertilização in Vitro para engravidar.

FONTE DE DADOS

Trata-se de uma revisão sistemática da literatura realizada no período de agosto de 2021 a maio de 2022. Foram utilizados os descritores em português: Síndrome Metabólica, Fertilização in vitro, Síndrome do Ovário Policístico. A busca dos artigos realizou-se por meio da base de dados bibliográficos e eletrônicos: LILACS e PubMed.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Em cada plataforma de pesquisa foi utilizado o termo bolleano AND para cruzamento dos dados. Selecionou-se um total de 54 artigos e, após os critérios metodológicos de seleção, restaram 12 artigos. Os critérios de elegibilidade foram: artigos disponíveis na íntegra, publicados nos últimos cinco anos, nos idiomas português e inglês e que apresentassem relação com a temática.

COLETA DE DADOS

Foram extraídos os dados referentes a caracterização da amostra: Autor, Ano, Local, Título de estudo, Tipo de estudo, Objetivo e Principais achados. Nos estudos avaliados foram considerados a correlação da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) e Síndrome Metabólica com a fertilização in vitro.

SÍNTESE DE DADOS

Quanto a procedência dos artigos, 53 artigos originaram-se do PubMed e 1 do LILACS. A idade média entre as mulheres prevalecem de 21 a 35 anos. Em 6 estudos viu-se que pacientes portadoras de síndrome metabólica e/ou SOP tiveram maiores chances de desenvolver infertilidade e taxas significativamente menores de implantação. Além disso, o excesso de peso relacionava-se com a diminuição da taxa de maturação por oócito, a taxa de fertilização por oócito e a taxa de embriões transferíveis. A maioria das pacientes com SOP se mostraram com IMC elevado, associados a uma obesidade central e, consequentemente, taxas de triglicerídeos, HDL e glicemia alteradas, caracterizando um perfil de mulheres com síndrome metabólica com potencial falha na realização da FIV.

CONCLUSÕES

As mulheres com síndrome metabólica normalmente apresentam resistência insulínica e alteração do IMC, os quais interferem no desenvolvimento folicular. Assim, os fatores prejudiciais da SOP na fertilidade associados aos distúrbios metabólicos da síndrome metabólica dificultam o sucesso da FIV, aumentando as chances de captação de embriões de má qualidade e risco de abortos espontâneos precoces.

Área

GINECOLOGIA - Endocrinologia Ginecológica

Autores

Leticia Cesar Jatoba Mendonça, Maria Augusta Oliveira Amando, Maria Eduarda Mateus Borba Machado , Carolina Queiriga de Miranda, Gustavo Jambo Cantarelli, Carla Guimarães Machado