60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

DESFECHOS MATERNOS EM GESTANTES ADMITIDAS EM UMA UNIDADE DE GESTAÇÃO DE ALTO RISCO: ESTUDO DE COORTE

OBJETIVO

Objetivo: avaliar os desfechos maternos e determinar os fatores associados ao desfecho materno adverso (DMA), que são os casos de near miss e óbito materno, em mulheres internadas na Unidade de Gestação de Alto Risco de uma Maternidade no Nordeste do Brasil.

MÉTODOS

Métodos: Entre dezembro de 2019 e dezembro de 2020, foi realizado um estudo de coorte prospectivo, de amostra não probabilística e consecutiva de conveniência, analisando todas as pacientes internadas no setor de Alto Risco de uma maternidade-escola, no estado da Paraíba, no Nordeste do país. Foram excluídas as pacientes que morreram no momento ou dentro de uma hora após a internação, assim como aquelas que não concordaram em participar do estudo. Foram avaliadas variáveis biológicas, sociodemográficas, obstétricas, clínicas, presença de comorbidades e sua associação com Desfecho Materno Adverso. A análise estatística foi realizada utilizando-se os programas estatísticos Epi Info versão 7.2.5.0 e Medcalc versão 20.111. O estudo foi previamente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o CAAE número 28605319.5.0000.5182.

RESULTADOS

Resultados: um total de 30 pacientes apresentaram Desfechos Maternos Adversos (23 casos de near miss e 7 óbitos maternos) e a frequência de DMA foi de 6,1%. Houve associação estatisticamente significante entre o DMA e as seguintes variáveis: Síndrome HELLP (RR = 11,09; IC = 3,63-33,89; p<0,0001); sangramento da segunda metade da gestação (RR = 5,18, IC = 1,50-17,82; p = 0,0090) e doenças clínicas maternas (RR = 3,11; IC = 1,20-8,05; p = 0,0191).

CONCLUSÕES

Conclusões: houve associação estatisticamente significante entre o DMA e a síndrome de HELLP, sangramento da segunda metade da gestação e doenças clínicas maternas. Para prevenir o DMA, em gestantes de alto risco, é necessário considerar a importância individual de cada uma dessas variáveis, com estratégias preventivas que foquem principalmente nas síndromes hipertensivas da gestação e evitem os problemas resultantes de cesarianas excessivas. Os autores declaram não ter conflito de interesses.

Área

OBSTETRÍCIA - Gestação de alto risco

Autores

Thaise Villarim Oliveira, Melania Maria Amorim, Arthur Ferreira Cerqueira Amorim, Thales Albuquerque Rocha, Yasmin Dantas Pereira, Lucas Felix Marinho Neves, Anna Catharina Magliano Carneiro da Cunha Florencio, Leila Katz