60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Análise do perfil de pacientes haitianas em maternidade brasileira

OBJETIVO

Identificar fatores de risco e complicadores presentes nas gestações e partos de mulheres haitianas atendidas em um hospital público brasileiro de Minas Gerais.

MÉTODOS

Estudo transversal retrospectivo dos atendimentos durante um período de 2 anos e 8 meses na maternidade de um hospital público portador do título Hospital Amigo da Criança, através de análise de prontuários. A população integrante do estudo é composta por gestantes haitianas que foram admitidas para parto no atendimento de urgência e emergência da maternidade no período, totalizando 56 pacientes. Foram coletados dados epidemiológicos, dados relacionados ao parto e puerpério dessas mulheres, e dados perinatais dos recém-nascidos. Pesquisa aprovada pelo comitê de ética em pesquisa sob o número CAAE 52269121.0.0000.5119.

RESULTADOS

Foram encontradas 56 gestantes haitianas, 87,5% entre 18 a 35 anos. 63,7% tiveram acesso a pelo menos 6 consultas pré-natais, e 27,8% utilizaram o pré-natal de alto risco. Metade primigesta e 41,1% multigesta. As doenças hipertensivas apareceram em 14,4% dos casos, infecções do trato urinário em 8,9% e hemorragias pós parto em 5,4%. 58,3% das pacientes com diabetes gestacional apresentavam controle glicêmico inadequado. 42,9% dos partos foi cesariana. 40% das induções evoluíram para cesariana. A taxa de episiotomia foi 12,5%. Não foi inserido nenhum dispositivo intra-uterino no pós parto imediato.

CONCLUSÕES

Esta pesquisa evidencia que alguns indicadores perinatais importantes da população de estudo se distanciaram do preconizado pela Organização Mundial de Saúde, como a taxa de cesariana e as complicações pré-natais, com prevalência maior de doenças hipertensivas gestacionais e do diagnóstico de diabetes gestacional. Além disso, proporciona base de dados para elaboração de políticas públicas para melhorar acesso, acompanhamento e desfecho dessas mulheres.

Área

OBSTETRÍCIA - Epidemiologia das doenças gestacionais

Autores

Vitória Teixeira Melillo, Fernanda Brambati Soldani Gondim, Ana Paula Martins Aquino, Ludymila Keren de Carvalho, Ana Paula Machado Botelho, Renato Ramos Coelho, Juliana Augusta Dias