60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

OVERVIEW DE REVISÕES SISTEMÁTICAS DA LITERATURA DE PLANTAS MEDICINAIS E FORMULAÇÕES FITOTERÁPICAS NO TRATAMENTO DOS SINTOMAS CLIMATÉRICOS: FALTA DE PESQUISA EM PLANTAS DO HEMISFÉRIO SUL.

OBJETIVO

O objetivo deste estudo foi revisar a melhor evidência disponível sobre o uso das plantas medicinais no tratamento dos principais sintomas do climatério, com enfoque em plantas brasileiras.

FONTE DE DADOS

Pubmed, Scielo, BVS, Scopus, Web of Science e EMBASE. Foram considerados critérios de elegibilidade: Revisões sistemáticas e meta-análises; Artigos em português, inglês ou espanhol; Data de 11/01/1994 até 11/01/2022 e teve como critério de exclusão: Artigos com conteúdo não disponível na íntegra; Artigos completos não disponíveis em inglês, espanhol ou português; Revisões que misturem estudos in-vitro e/ou estudos em animais com estudos clínicos; Mapas de evidências; Revisões de estudos não controlados.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Foram encontrados 12,436 registros nas bases de dados pesquisadas, a seleção por título e resumo resultou em 67 registros excluindo os duplicados. Adicionalmente foi realizada uma busca nas mesmas bases de dados com foco em plantas nativas brasileiras com potencial para uso no Climatério. As plantas brasileiras foram escolhidas a partir de referenciais da literatura em estudos etnofarmacológicos sobre o uso tradicional, a partir da ReniSUS e resultados listados nos mapas de Evidência de Plantas Medicinais publicados na Biblioteca Virtual em Saúde da OPAS.

COLETA DE DADOS

Os dados foram coletados segundo os padrões PRISMA, os artigos foram selecionados por pares com o auxilio da plataforma RAYYAN. Adicionalmente aos dados do Overview, para demonstrar o status atual da pesquisa produzida para cada planta brasileira, foram buscados os artigos com base no nível mais alto de evidência para o desfecho em ginecologia e/ou climatério disponíveis na literatura. As referências de uso tradicional foram comparadas com as bases científicas disponíveis na literatura quando disponíveis.

SÍNTESE DE DADOS

A maioria das revisões encontradas analisam efeitos da Soja, planta com maior número de estudos na literatura pesquisada e produtos derivados. Observamos grande variedade de plantas medicinais e recursos fitoterápicos para os sintomas climatéricos/menopausais, destacam-se a utilização de plantas norte-americanas, européias e asiáticas.

CONCLUSÕES

É escassa a literatura científica de plantas nativas do hemisfério sul a nível de revisão sistemática sobre o uso de plantas medicinais no climatério e sintomas menopausais, evidenciando a necessidade de ampliar a pesquisas em especial das plantas brasileiras.

Área

GINECOLOGIA - Atenção primária

Autores

CAIO FÁBIO SCHLECHTA PORTELLA, IGOR DE AZEVEDO SILVA, RICARDO dos Santos Simões, JOSE MARIA SOARES JUNIOR, EDMUND CHADA BARACAT, Isabel Cristina Esposito Sorpreso