60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

FUNÇÃO INTESTINAL DE MULHERES COM ENDOMETRIOSE COLORRETAL SEGUNDO O TIPO DE TRATAMENTO: ESTUDO DE CORTE TRNSVERSAL

OBJETIVO

Avaliar a função intestinal de mulheres com endometriose colorretal de acordo com o tipo de tratamento.

MÉTODOS

Estudo de corte transversal com 141 mulheres com endometriose colorretal acompanhadas num hospital universitário no período de maio de 2020 a abril de 2021. As mulheres foram divididas em três grupos de acordo com o tipo de tratamento: cirurgia conservadora (n=16) ou cirurgia radical (n=35) ou tratamento medicamentoso (n=90). Foram incluídas mulheres com idade de 18 a 45 anos, com endometriose intestinal em uso de terapia hormonal e que realizaram cirurgia há pelo menos 3 meses. Foram excluidas mulheres com deficit cognitivo que impedisse a compreensão dos questionários. Foram avaliadas as variáveis sociodemográficas, clinicas e a função intestinal. Para avaliar a função intestinal foram utilizados os questionários Índice de Qualidade de Vida Gastrointestinal (GIQLI), Inventário de Qualidade de vida do Assoalho Pélvico (PDFI-20), Escala de Bristol de Consistência de Fezes e Questionário de função intestinal Bowel. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética sob número: CAAE- 29789619900005404.

RESULTADOS

O tempo médio de tratamento foi de 32,24±29,37 meses. As mulheres dos 3 grupos apresentaram escores semelhantes no GIQLI (p=0,27) e no PDFI-20 (p=0,23). As mulheres do grupo cirurgia radical apresentaram maior frequência de esforço evacuatório e maior necessidade de mudança de postura para evacuar do que as dos demais grupos (p=0,001 e 0,009 respectivamente). Mulheres com constipação apresentaram pior qualidade de vida e mais dor do que aquelas sem constipação.

CONCLUSÕES

Mulheres com endometriose tratadas com ressecção segmentar apresentam maior frequência de constipação, enquanto mulheres com endometriose e constipação apresentam pior qualidade de vida e maiores escores de dor.

Área

GINECOLOGIA - Endometriose

Autores

Nara Abe Cairo Villa, Cristina Laguna Benetti - Pinto, Daniela Angerame Yela