60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

AS CONSEQUÊNCIAS DO USO DE CIGARRO ELETRÔNICO DURANTE A GRAVIDEZ

OBJETIVO

O tabagismo durante a gravidez é amplamente conhecido pelos malefícios que pode trazer para mãe e para o feto, como: gravidez ectópica, descolamento prematuro da placenta, abortos espontâneos, placenta prévia, baixo peso do bebê e até natimortos. Porém, pouco são difundidas as consequências do uso de cigarros eletrônicos durante a gestação, que vem sendo comercializados como auxiliares para a supressão do tabagismo. Os sistemas eletrônicos de entrega de nicotina (ENDS), são dispositivos que contém um líquido que é vaporizado e inalado, geralmente composto por, além da nicotina, glicerina vegetal, propilenoglicol e essências variadas. Em suma, as gestantes são vulneráveis à nicotina de todas as formas, e o crescente uso desses dispositivos exige pesquisas rigorosas de segurança. Portanto, o estudo tem como objetivo identificar as consequências do uso de cigarro eletrônico durante a gravidez e comparar as intercorrências com fumantes de cigarro convencional.

FONTE DE DADOS

Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, onde foram feitas buscas na base de dados MEDLINE via PubMed, utilizando a estratégia de busca “electronic cigarettes AND pregnancy” e filtro de 7 anos.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Foram encontrados 324 artigos, dos quais 17 foram selecionados pelo título para leitura do resumo e 5 foram selecionados para leitura integral.

COLETA DE DADOS

Os dados foram extraídos por meio dessa leitura integral dos artigos e implementados no texto.

SÍNTESE DE DADOS

Foi observado que os aerossóis dos ENDS contêm menos toxinas e substâncias teratogênicas quando comparados com a fumaça do tabaco combustível. Além disso, estudos evidenciaram que em comparação a mães não fumantes, o uso dos cigarros eletrônicos demonstrou maior risco para baixo peso ao nascer, parto prematuro e natimortos, e não teve diferença significante em comparação ao tabaco convencional. Por fim, foram encontradas outras alterações relacionadas ao uso desses dispositivos, como: alterações cardiovasculares e pulmonares do feto, anormalidades placentárias e diminuição da fertilidade dos descendentes.

CONCLUSÕES

É necessário que haja maior estudo sobre o assunto, pois a ascensão dos ENDS é recente e pouco se sabe sobre as consequências que eles podem trazer para as grávidas e para os bebês. Entende-se que o vapor desses dispositivos não possui os produtos danosos da queima do tabaco, porém eles ainda contêm a nicotina prejudicial à saúde materna-fetal. Logo, é importante que haja rastreio pré-natal do uso dessa substância, e orientações à gestante sobre as possíveis adversidades.

Área

OBSTETRÍCIA - Gestação de alto risco

Autores

Ana Sofia França Duarte, Marina Pitta Duarte Cavalcante, Larissa Barbosa Caldas Costa, Ana Marluce Pitta Duarte