60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Endometriose vesical e SIU-LNG – Um relato de caso

CONTEXTO

Endometriose é uma doença com prevalência em torno de 15% entre as mulheres. No entanto, sua presença na bexiga é rara e de difícil diagnóstico. Essa condição pode provocar dismenorreia, dor pélvica acíclica, dispareunia e alterações urinárias durante o ciclo menstrual, evidenciando assim o caráter hormônio-dependente da doença. Nos levando a entender que a importância do tratamento clinico seria mais adequado do que a necessidade de intervenção cirúrgica. Portanto o vigente Relato de caso tem intuito de usar o Sistema Intrauterino com Levonorgestrel (SIU-LNG) como tratamento de escolha para a paciente.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente, feminino, 35 anos, G2P1cA1, admitida no dia 10/11/2020 com relato de dor pélvica, dispareunia, sangramento vaginal e sensação de esvaziamento vesical incompleto, possui diagnóstico de endometriose profunda com acometimento vesical com histórico de tratamento clínico com gestrinona implante e anticoncepcional oral combinado, sem melhora clínica. Solicitado Ressonância Magnética para mapeamento de lesões que evidenciou infiltrações em parede posterior de bexiga e vegetações vesicais e uma cistoscopia que evidenciou tumoração vesical. O anatomopatológico evidenciou cistite crônica glandular com focos de endometriose. Realizado inserção do SIU-LNG no dia 27/11/2020 via histeroscopia e realizado acompanhamento clínico da paciente continuamente, que demonstrou melhora clínica importante, com queixa apenas de discreta acne e sangramento vaginal ciclíco de pequena quantidade.

COMENTÁRIOS

A endometriose mostrou-se como uma patologia limitante, onde os sintomas que a paciente sentia resultavam em significante redução de sua qualidade de vida. Assim, é possível avaliar a endometriose vesical como uma doença rara, de difícil diagnóstico, que causou perturbações físicas importantes na paciente. Importante salientar, porem que através do caso explicitado, pode-se notar que a paciente teve uma melhora significativa dos sintomas após o inicio do tratamento com SIU-LNG, demonstrando assim uma boa opção de tratamento para pacientes portadoras desta patologia.

Área

GINECOLOGIA - Endometriose

Autores

Edison Benedito Luz Brito Junior, Francisco Paulo Cerqueira Mota