60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

MIDIAS SOCIAIS COMO ESTRATEGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA MULHERES NA TRANSIÇÃO PARA MENOPAUSA E PÓS-MENOPAUSA E ESTUDANTES DE MEDICINA.

OBJETIVO

Descrever modelo de ensino utilizando mídias sociais como estratégia de educação em saúde para mulheres na transição para menopausa e pós menopausa.

MÉTODOS

Estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, realizado de Maio à Junho de 2021 pela Disciplina de Ginecologia do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, por meio do projeto de “Educação em Saúde para Mulheres na Transição para Menopausa e Pós menopausa” contemplado pelo Edital 01/2020-2021 e lançado pela Pró-reitoria de Graduação da USP. Na etapa de pré implantação dos canais, foi criado um formulário online via Google Forms, divulgado em plataformas sociais de comunicação (Facebook, Instagram e redes pessoais de Whatsapp dos pesquisadores envolvidos), seguindo a técnica de amostragem por “Bola de Neve” preenchido por mulheres na transição para a menopausa e pós menopausa, onde foram coletados dados sociodemográficos e respondidas questões relativas à significação, reconhecimento e experiência acerca do período que contempla a transição para menopausa e pós-menopausa. Além disso, foram obtidas informações das principais tendências nas ferramentas de busca a partir do Google Trends, segundo os seguintes termos de pesquisa: Climatério, Menopausa, Pré-menopausa e Pós-menopausa. A partir desta pesquisa os estudantes de medicina criaram os canais de mídias sociais e um website vinculado à disciplina de ginecologia da FMUSP com conteúdos sobre educação em saúde no período da transição para a menopausa e pós menopausa, supervisionados por docentes e técnicos de tecnologia.

RESULTADOS

Na análise qualitativa, as principais palavras que remetem ao período de transição menopausal foram “alterações de humor”, “calor”, “falta de libido”, “secura vaginal”, “irritação”, “cansaço”, “desconforto”, “envelhecimento”, "insônia", “alterações no peso” e “mudanças”. A pesquisa resultou em uma página WEB www.menopausando.com.br e páginas nas plataformas: INSTAGRAM, FACEBOOK e um podcast no SPOTIFY para a educação em saúde de mulheres na transição para a menopausa e pós menopausa. Em 60 dias de existência dos canais foram agregados 340 seguidores no IG, 70 FB, e 8 episódios de podcast lançados.

CONCLUSÕES

A criação dos canais de mídia facilitou a comunicação entre os estudantes de graduação e a comunidade.

Área

GINECOLOGIA - Atenção primária

Autores

Caio Fábio Schlechta Portella, Camila Cristina Francisquetti, Mariana Machado, Nayara Stephanie Sousa Santos, Adriana Sayuri Hashimoto, EDMUND CHADA BARACAT, JOSE MARIA SOARES JUNIOR, Isabel Cristina Esposito Sorpreso