60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

POTENCIAL DE IMPACTO DE LIVES NO INSTAGRAM NA DISSEMINAÇÃO DA SAÚDE FEMININA DURANTE A PANDEMIA

OBJETIVO

Analisar o alcance e o engajamento de lives promovidas através de um perfil de projeto de extensão universitário, em parceria com profissionais ginecologistas e obstetras, com o objetivo de quantificar o seu impacto na comunidade.

MÉTODOS

Ocorreram 4 lives, em semanas subsequentes e com temas (nessa ordem): pré-eclâmpsia, infecção urinária, endometriose e diabetes gestacional. Através das ferramentas de monitoramento de um perfil profissional na rede social, foram quantificados o alcance de contas na rede social, as visualizações e o engajamento (interações), assim como a precedência dos espectadores. Os dados foram analisados em dois momentos: durante o momento ao vivo somado às 24h posteriores a sua postagem e após 50 semanas de sua postagem.

RESULTADOS

Em agosto de 2021, quando as lives ocorreram, um total de 1392 espectadores assistiram aos debates (ao vivo ou 24h após sua postagem). Em agosto de 2022, havia um total de 1645 visualizações, demonstrando um crescimento de 18,17%. No período final de análise, os posts alcançaram 3337 indivíduos, os quais podem ou não ter assistido ao conteúdo na íntegra.
Ademais, 50 semanas após sua postagem, as lives acumulavam um total de 270 interações (curtidas, comentários, compartilhamentos ou salvos). Dos indivíduos que foram alcançados pelos vídeos, 43% não eram seguidores do perfil de extensão universitária.
O tópico de Diabetes Gestacional obteve melhor desempenho, com 123% mais contas atingidas e 138% mais visualizações do que o conteúdo menos popular

CONCLUSÕES

O uso de lives no Instagram demonstrou-se eficaz no momento ao vivo e na posteridade, alcançando ainda mais indivíduos nas semanas subsequentes ao evento. O alcance elevado dessa ferramenta é deflagrado pela porcentagem considerável de contas atingidas que não está na esfera de seguidores do perfil. Nota-se uma abrangência maior de tópicos que permeiam o cotidiano da comunidade, como a diabetes gestacional.

Área

OBSTETRÍCIA - Ensino, treinamento e avaliação de estudantes/residentes

Autores

Gabriel Marcos Leônidas, Ingrid Barbosa Lopes, Luiz Alexandre Porto Castro Filho, Amanda Camelo Paulino, Karina Soares Nogueira, Maria Victória Ferraz, Thamile Chaves dos Santos, Andreisa Paiva Monteiro Bilhar