60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E EPIDEMIOLÓGICAS DOS DESFECHOS MATERNOS ADVERSOS POR COVID-19

OBJETIVO

Objetivo: determinar a frequência de near miss e morte materna e descrever suas características em gestantes e puérperas admitidas com COVID-19 em uma maternidade-escola do nordeste do Brasil.

MÉTODOS

Métodos: Métodos: foi desenvolvido um estudo tipo coorte ambidirecional com um braço retrospectivo e outro prospectivo em um centro de referência obstétrica. Sendo consideradas para admissão gestantes e puérperas que apresentem quadro gripal, as quais tiveram testagem para COVID-19 sendo realizada no período entre 01 de abril de 2020 a 31 de março de 2021. Para análise estatística, foram utilizadas medidas de tendência central e de dispersão para as variáveis numéricas e obtidas tabelas de determinação de frequência para as variáveis categóricas. Esta pesquisa segue a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, para pesquisa em seres humanos. Essa pesquisa já foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) previamente por fazer parte de uma pesquisa multicêntrica denominada “Preditores clínicos e laboratoriais de progressão da COVID-19 e desfechos maternos e perinatais em gestantes/puérperas infectadas em centros de referência dos estados de Pernambuco e Paraíba”, estando inscrita sob CAAE 31757620.5.0000.5201, já tendo sido já previamente aprovada.

RESULTADOS

Resultados: foram coletados os dados de 353 pacientes. Dentre essas, 20 se enquadram nos critérios de inclusão, quatro delas pertencentes à etapa retrospectiva e dezesseis à prospectiva. Analisando as 20 pacientes incluídas verificamos dezessete casos de Near miss Materno (NMM) (4,8%) e três casos de morte materna (0,8%). Foram obtidas as razões de Near miss Materno (3,5/1.000 NV) e de Morte Materna (62,4/100.000 NV) para essa amostra, assim como a Razão de Desfecho Materno Grave (4,16/1.000 NV) e o Índice de Mortalidade (0,15).

CONCLUSÕES

Conclusão: no primeiro ano da pandemia houve 20 casos de desfecho materno adverso entre 353 admissões (5,6%), com três óbitos e 17 casos de near miss. Fica evidente que a infecção por SARS-CoV-2 durante a gestação é um quadro clínico com grande potencial de agravamento.

Área

OBSTETRÍCIA - Gestação de alto risco

Autores

Arthur Ferreira Cerqueira Amorim, Leila Katz, Letícia Galvão Calafange de Carvalho, Lucas Felix Marinho Neves, Érica Érica Virgínia Pinto de Sousa, Beatriz Berenguer de Souza Freitas, Anna Catharina Magliano Carneiro da Cunha Florencio, Melania Maria Amorim