60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

INTERVENÇÕES CIRÚRGICAS PARA A MIOMECTOMIA: IMPACTO ECONÔMICO E MORTALIDADE NO BRASIL

OBJETIVO

Analisar custos e mortalidade das cirurgias de miomectomia pela via laparotômica e laparoscópica realizadas no Brasil no período de Janeiro de 2012 a Dezembro de 2018.

MÉTODOS

Coorte retrospectiva realizada entre janeiro de 2012 e dezembro de 2018, analisando todas as miomectomias registradas no banco de dados DATASUS. Na análise das características dos participantes foi utilizado o teste U de Mann-Whitney, verificada a não aderência dos dados à distribuição gaussiana. Adotou-se um nível de significância de 5%. As análises estatísticas foram realizadas utilizando o programa estatístico JAMOVI e Microsoft Excel 2016.

RESULTADOS

Durante esse período, 35.141 hospitalizações foram registradas, sendo 33.606 (95.5%) para miomectomia laparotômica e 1.535 (4.5%) para miomectomia laparoscópica. Em relação ao tempo médio por internação, foi maior para via laparotômica do que para laparoscópica, com média de 2,5 e 1,3 dias (p <0,01), respectivamente. Da mesma forma, o custo médio, por paciente, para cada tipo de técnica cirúrgica considerando todos os anos estudados foi de R$ 571,95 e R$ 444,25, respectivamente, sendo significativamente maior pela via laparotômica (p <0,01). Em relação a mortalidade, houve 13 mortes na via laparotômica (0,04%) e nenhuma morte na via laparoscópica, o que pode ser justificado pelo menor número de internações.

CONCLUSÕES

A abordagem laparoscópica apresentou menor custo, menor tempo de hospitalização e menor mortalidade do que a via laparotômica. Entretanto, a via laparotômica foi realizada em maior número, o que pode justificar a maior taxa de mortalidade.

Área

GINECOLOGIA - Cirurgia Ginecológica

Autores

Marilia de Brito Borges, Gabriel Marcos Leônidas, Andreisa Paiva Monteiro Bilhar, Kathiane Lustosa Augusto, Sara Arcanjo Lino Karbage, José Armando Pessoa Neto, Silvia Renata Duarte Sobreira, Camila Silveira Marques