60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Lesões Ovarianas Volumosas: uma revisão de casos diagnósticados durante o ano de 2021 em um serviço de referência.

CONTEXTO

O diagnóstico da neoplasia ovariana segue um desafio na ginecologia oncológica. O tumor de ovário costuma ter seu diagnóstico tardio e não apresenta exame de rastreio estabelecido para seu diagnóstico. Além disso, o padrão de disseminação transcelomico do tumor de ovário favorece sua disseminação para o abdome precocemente. Comumente a paciente com lesão ovariana apresenta massa pelvica volumosa que fica evidente ao exame físico do abdome no momento do seu diagnóstico. Em alguns casos a massa ovariana pode chegar a tamanho tão volumoso que pode simular um abdome gravídico numa paciente no menacme, por exemplo.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Revisamos 5 casos de pacientes de um serviço terciário de ginecologia oncológica que chegaram com aumento pronunciado do volume abdominal por massa ovariana. O maior diâmetro da lesão variou de 20 a 30 cm. A idade das pacientes variou de 31 a 73, com média de 53 anos. Duas pacientes estavam no menacme e acreditaram estar grávidas quando notaram aumento do volume abdominal, e três que estavam na pós-menopausa acreditaram ser aumento de peso corporal. Nesses cinco casos as lesões tiveram aumento progressivo e relativamente lento até começaram a ter sintomas compressivos como desconforto abdominal e dor, motivando as pacientes a procurar atendimento. Essas pacientes foram submetidas a laparotomia exploradora e a ooforectomia para diagnóstico. O peso das peças cirúrgicas variou entre 5200g e 9030g. Todos os cinco tumores eram mucionoso, sendo três deles tumores proliferativos atípicos (borderline), um deles um cistoadenoma mucinoso e a peça maior era um tumor borderline associado com áreas focais de carcinoma mucinoso. As pacientes com diagnóstico de tumor borderline ou lesão maligna passaram por cirurgia complementar após o diagnóstico anatomo-patologico, não sendo encontrada lesão a distância em nenhum dos 4 casos. O caso que foi diagnósticada doença maliga passou por cirurgia citorredutora com linfadenectomia retroperitoneal sem intercorrencias maiores. Todas as pacientes entraram em follow up após.

COMENTÁRIOS

Muitas vezes o diagnóstico do tumor ovariano é tardio em virtude de seus sintomas indolentes. Em alguns casos a lesões podem tomar dimensões muito volumosas. Nesses casos é mandatória laparotomia exploradora para diagnóstico anatomo-patologico a fim de correto e adequado tratamento da paciente.

Área

GINECOLOGIA - Oncologia Ginecológica

Autores

Jefferson Henrique Zwir Poli, João Antônio Vila Nova Asmar, Camila Zaffari Wosiack, Sergio Bigolin Júnior, Luiza Redin Festinalli, Rosilene Jara Reis