60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Caracterização entre o Parto Cesariano e o Normal na Bahia entre 2017 e 2021: Análise Comparativa

OBJETIVO

Analisar comparativamente as repercussões hospitalares de partos normais e cesarianos na Bahia, no período entre janeiro de 2017 a dezembro de 2021

MÉTODOS

Estudo analítico, quantitativo e de caráter descritivo, feito com base na plataforma de divulgação pública do Sistema Único de Saúde DATASUS (Brasil). Os dados coletados foram obtidos por meio da ferramenta online de tabulação, TABNET, que auxilia gestores na construção e elaboração de programas estratégicos de atuação em saúde e a decisão fundamentada em evidências. A avaliação da coleta foi feita sob estas variáveis: internações, valor total, média permanência, óbitos e taxa de mortalidade, com dados coletados no subitem “Produção Hospitalar (SIH/SUS)” do item “Assistência à Saúde”, as quais foram descritas de acordo com o tipo de parto no período de janeiro de 2017 a dezembro de 2021.

RESULTADOS

Durante o período analisado, ocorreu um total de 438.796 internações para realização de parto normal, associado a um custo hospitalar no valor aproximado de 224 milhões. Média de permanência foram 1,8 dias. 100 óbitos e uma taxa de mortalidade de 0,02. Apesar da cesariana obter um custo de aproximadamente 150 milhões, esse valor ainda é maior do que o parto normal, quando se avalia o número de internações proporcionalmente. Apesar do menor número de internações (221.377), a média de permanência foi maior que o parto vaginal, com 2,6 dias. Como também, maior número de óbitos (125) e maior taxa de mortalidade (0,06).

CONCLUSÕES

Conclui-se que um parto cesariano apresenta mais repercussões desfavoráveis. Desde um custo maior até um período maior de internação. Entretanto, ainda há um grande número de partos cesarianos eletivos, o que gera uma consequência desfavorável importante, visto que oferecem maior risco e impacto na saúde da mãe e do recém-nascido, além da necessidade de um investimento financeiro maior.

Área

OBSTETRÍCIA - Atenção Primária

Autores

Giulia Trigo Circenis, Lorena Cunha Martins, Laurentino Carrera Trigo