60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Agenesia de clitóris e incontinência urinária por malformação uretral: um relato de caso

CONTEXTO

A agenesia do clitóris e pequenos lábios é uma rara malformação do sistema genital feminino, com implicações médicas e sexuais. Os casos publicados são raros porque se trata de uma anomalia excepcional ou não se faz o diagnóstico, devido ao fato de nem sempre ser realizado o exame físico. O desenvolvimento do sistema genital feminino corresponde a uma série de eventos morfofisiológicos, onde qualquer alteração a este plano de expressão de genes pode causar uma malformação congênita. Relatamos um caso raro de paciente com agenesia de clitóris e incontinência urinária por malformação de uretra com sérias implicações em sua qualidade de vida.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente 58 anos, história de incontinência urinária total desde o nascimento. Realizou 3 procedimentos cirúrgicos na infância e SLING TOT aos 52 anos, sem melhora. Prejuízo importante da qualidade de vida, necessidade de uso de fraldas, retraimento social. Apresentava dispareunia em todas relações sexuais e anorgasmia absoluta, sem atividade sexual há 20 anos. Comparece ao ambulatório de ginecologia geral queixando-se de perda urinária insensível sem relação com esforço ou urgência e episódios frequentes de ITU. Ao exame, evidenciada agenesia de clitóris e meato uretral entreaberto com perda urinária espontânea que piora a manobra de valsalva. Cistoscopia (2019) "uretra em posição mais alta que o comum, curta, calibre dentro dos limites normais. Sem outras alterações ou extrusão da tela do sling". URD (2019) "incontinência urinária total". RM pelve (2022) "Enfraquecimento da musculatura do assoalho pélvico, insinuação inferior da uretra e bexiga. Bexiga parcialmente distendida, conteúdo liquido homogêneo, diminuta formação cística em parede uretral dista à direita de 0,2 cm (divertículo uretral? cisto parauretral?)"

COMENTÁRIOS

A hipospádia feminina pode ser distal (uma anormalidade uretral pura) ou proximal (um defeito na parede uretral posterior, geralmente associado a hipoplasia do colo vesical). Relatamos um caso raro de paciente com agenesia de clitóris e incontinência urinária por malformação de uretra. A ampla avaliação do quadro clínico e conhecimento desta má formação permite planejamento terapeutico – cirúrgico para melhora de qualidade de vida desde quando diagnosticada.

Área

GINECOLOGIA - Uroginecologia

Autores

Lucas Correa da Rocha, Juliana Affonso Mathiles, Filomena Aste Silveira