60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

ASSOCIAÇÃO DE TÉCNICA DE USO DE TOXINA BOTULÍNICA PARA NEUROMODULAÇÃO COM SLING RETROPÚBICO PARA O TRATAMENTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO RECIDIVADA E DA BEXIGA HIPERATIVA REFRATÁRIA

CONTEXTO

Define-se bexiga hiperativa refratária quando os sintomas de urgência persistem após tratamento com fisioterapia e medicações por 3 meses. Já a incontinência urinária de esforço recidivada é definida quando ocorre perda urinária mesmo após a realização de algum procedimento cirúrgico.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente do sexo feminino, 36 anos, G3P3A0, com queixa de incontinência urinária mista. Realizou primeira cirurgia de sling em 2019 na Europa, com subsequente dor por extrusão da tela e procedimento de retirada da mesma. Evoluindo com persistência do sintomas. Após refratariedade ao tratamento com fisioterapia e anticolinérgicos, em 2021, aplicou toxina botulínica na bexiga, a fim de reduzir a hiperatividade detrusora. No final do mesmo ano, realizou outra operação de sling transobturatório, mas não apresentou melhora da perda urinária, evoluindo com secreção vaginal e odor forte. Constatou-se exposição da tela e realizou-se exérese de tela exposta com fechamento de mucosa. Quando buscou atendimento ginecológico com incontinência de urgência e de esforço, com alteração da qualidade de vida, necessitando usar absorvente diariamente. Relatava também incontinência coital na penetração e orgasmo. Estudo urodinâmico mostrou contrações involuntárias do detrusor durante enchimento vesical, de baixa amplitude associada à urgência e perda urinária, a partir de 30mL infundidos, levando ao esvaziamento vesical. Presença de perda urinária à tosse (LPP) com cerca de 50mL intravesicais a partir de pressão de 62 cmH2O. Logo, foi decidido realizar sling retropúbico, com o cuidado de posicionar a tela suburetral em nível de uretra média para correção da incontinência de esforço grave e em conjunto decidido por aplicação intravesical de toxina botulínica 100UIm pra tratar bexiga hiperativa refratária. Após 2 meses da cirurgia paciente apresentava-se sem perda urinária e sem uso de absorvente, referindo uma melhora da qualidade de vida.

COMENTÁRIOS

A incontinência urinária pode gerar grande sofrimento e redução da qualidade de vida das pacientes. A incontinência urinária de urgência quando refratária ao tratamento inicial pode ser manejada com uso de toxina botulínica intravesical ou com neuromodulação sacral. Já na incontinência urinária de esforço recidivada e grave recomenda-se o tratamento com sling retropúbico. Assim, esse caso traz a possibilidade do tratamento em conjunto nos casos de bexiga hiperativa refratária e incontinência urinária de esforço recidivada.

Área

GINECOLOGIA - Cirurgia Ginecológica

Autores

Maria Victória Ferraz, Andreisa Paiva Monteiro Bilhar, Kathiane Augusto Lustosa, Sara Arcanjo Lino Karbaje, Gabriel Marcos Leônidas, Amanda Camelo Paulino, Francisco Jean Rocha Silva Filho, Fernanda Alves de Paula