60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Prevalência de efeitos colaterais com uso de Indutores Ovulatórios em pacientes do Ambulatório de Infertilidade.

OBJETIVO

Objetivo Geral
Comparar a prevalência de efeitos adversos dos indutores ovulatórios (Citrato de Clomifeno e Letrozol) nas pacientes atendidas no Ambulatório de Infertilidade de um Hospital Universitário;
Objetivos Específicos
Avaliar os efeitos colaterais mais encontrados do Citrato de Clomifeno na indução ovulatória.
Avaliar os efeitos colaterais mais encontrados do Letrozol na indução ovulatória.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo retrospectivo de casos sobre os efeitos colaterais das medicações Citrato de Clomifeno (CC) e Letrozol realizado no Ambulatório de Infertilidade de um Hospital Universitário.
Foram revisados os prontuários de pacientes portadoras de fator ovariano entrevistadas entre julho de 2019 e junho de 2021.
Ao longo do ciclo menstrual, é prescrito um dos indutores ovulatórios - Citrato de Clomifeno ou Letrozol. Acompanhamos seus ciclos por meio de ultrassonografia transvaginal, a fim de avaliar o crescimento de folículos ovarianos e a espessura do endométrio Administradas via oral do 3º (terceiro) ao 7º (sétimo) dias do ciclo, geralmente, as duas medicações agem com os mesmos objetivos finais, os de ocasionar o desenvolvimento de pelo menos 01 folículo dominante, porém por mecanismos de ação diferentes. O tratamento dura, normalmente, de 3 a 6 ciclos e, após esse período, analisamos a possibilidade de uma outra forma de tratamento, como a inseminação intrauterina (IIU), tendo como base a resposta da paciente ao estímulo hormonal recebido
O tamanho da amostra foi de 51 pacientes e a escolha da medicação para cada uma foi feia de forma aleatória por meio de um programa de computador para randomização. Os efeitos colaterais foram planilhados em Excel.
A Análise estatística dos resultados será realizada com o software Social Science Statistics (https://www.socscistatistics.com). As variáveis foram categóricas, serão analisadas com o teste de Qui-quadrado para a análise de significância estatística, considerando-se o valor de p< 0,05 como significativo.

RESULTADOS

Foi verificado que 7 dentre as 23(30%) pacientes que utilizaram Letrozol apresentaram efeitos colaterais,em contraste com 9 dentre as 28(32%) que utilizaram CC. Os efeitos adversos mais encontrados com uso do CC foram náusea (21%) e mastalgia (10%) e dor pélvica(10%). Já com uso de Letrozol, foram náusea (30%) e irritabilidade (17%).

CONCLUSÕES

Não houve superioridade de uma medicação sobre a outra, estatisticamente, no que tange a efeitos colaterais durante os ciclos de indução ovulatória.

Área

GINECOLOGIA - Reprodução Humana

Autores

Olívia Gomide, Luiz Augusto Giordano