60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Avaliação do conhecimento das gestantes sobre seus direitos em sala de espera do ambulatório de pré-natal

OBJETIVO

Avaliação do conhecimento global das pacientes na sala de espera do ambulatório de pré-natal em relação aos direitos da gestante.

MÉTODOS

Os dados foram coletados através da aplicação do questionário físico intitulado “Entrevista sobre o conhecimento dos direitos da gestante no ambulatório de pré-natal” durante os meses de agosto e setembro de 2021. Para esse estudo, foram analisados dados de 40 questionários através do programa estatístico MINITAB-14. Registro no SIEX-UFMG: 403989

RESULTADOS

Foi realizado um levantamento sobre o conhecimento prévio das gestantes sobre seus direitos. Do total de pacientes entrevistadas (n=65), 56,9% já conheciam algum direito, sendo que, dentre as 20 variáveis apresentadas no questionário, apenas 7 direitos foram mencionados. O direito ao acompanhante e à licença-maternidade foram os mais citados. O questionário preenchido pelas gestantes mostra que mais de 70% delas conheciam o direito a 6 consultas de pré-natal com possibilidade de faltar ao trabalho, a licença-maternidade e paternidade, a estabilidade no emprego, ao acompanhante durante o trabalho de parto, a amamentação em locais públicos, sabendo que estes direitos estão listados na Caderneta da Gestante. Menos de 30% das gestantes conhecem sobre os direitos a renda adicional no programa Bolsa Família e a creche ou auxílio financeiro de empresas com mais de 30 mulheres. Aproximadamente metade das mulheres entrevistadas conhecia sobre os outros direitos listados.

CONCLUSÕES

É importante que todos saibam que existem meios de garantir o direito à gravidez saudável, ao parto seguro e à assistência de qualidade para a gestante, a mãe e o bebê. Acreditamos que a informação é fundamental para que os direitos das gestantes sejam garantidos, respeitados e cumpridos. Com informação e a força de mobilização, podemos mudar a realidade e fazer com que os progressos conquistados pelo Brasil sejam uma realidade para todos.

Área

OBSTETRÍCIA - Atenção Primária

Autores

Patrícia Gonçalves Teixeira, Vitória Novaes Portella, Marina Ribeiro Bartholo, Eura Martins Lage